Peru: presidente eleito quer estreitar laços com América Latina
Cumprindo a segunda etapa de viagens pela América do Sul, o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, declarou que espera uma boa acolhida na visita que fará à Venezuela e Bolívia na próxima semana (de 20 a 24 de junho). Humala quer colocar na pauta de discussão a política de integração da América do Sul.
Publicado 17/06/2011 19:53
Em declaração à imprensa, Humala afirmou que espera obter nos dois países, e também no Equador e Colômbia, que visitará a seguir, os mesmos resultados favoráveis alcançados na passagem recente pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Seu grande objetivo, destacou, é aprofundar relações com esses governos em benefício dos povos irmãos da América Latina.
Humala declarou também que, no final de junho, anunciará a lista dos integrantes de seu gabinete ministerial e negou ter consultado o tema com o ex-presidente Alejandro Toledo, que o visitou nesta sexta (17).
Recordou que só assumirá funções no dia 28 de julho e desde já pediu apoio aos futuros colaboradores, para que esses possam agir com total liberdade.
Reunião com Alan Garcia
Paralelamente, a assessoria de imprensa do presidente atual, Alan García, anunciou que este se reunirá amanhã com seu sucessor, no palácio do governo, depois de serem confirmados oficialmente os resultados da recente eleição.
O ex-presidente, Alejandro Toledo , que apoiou Humala contra a conservadora Keiko Fujimori no segundo turno eleitoral, pediu confiança e trégua para o novo governante, dizendo que este precisa de respaldo político quando assumir o governo.
Parceiros políticos de Toledo integram as comissões de transferência da administração pública ao novo governo e podem se tornar possíveis ministros.
Fonte: Prensa Latina