Fortaleza: 80 famílias serão beneficiadas com reassentamento
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) acompanhou a visita da prefeita Luizianne Lins, nesta segunda-feira (13/06), às obras de reassentamento do açude João Lopes, em Fortaleza. Serão beneficiadas 80 famílias com unidades habitacionais, 170 com melhorias e 300 com regularização fundiária.
Publicado 14/06/2011 11:38 | Editado 04/03/2020 16:31
Delegados do Orçamento Participativo, lideranças comunitárias, famílias beneficiadas, autoridades e moradores dos bairros Ellery, Monte Castelo, Carlito Pamplona e São Gerardo, na Secretaria Executiva Regional I, que têm 50 anos de luta por moradia digna e urbanização, participaram da visita vistoriando e tirando dúvidas com a prefeita sobre a ação de habitabilidade que entregará 80 novas moradias á comunidade local.
Eliana expressou sua satisfação de ver a luta de muita resistência dessas famílias tornar-se realidade e parabenizou a comunidade. “Parabéns a vocês que não desistiram da luta durante esses 50 anos. Agora essas famílias terão moradia digna e qualidade de vida”, ressaltou a vereadora.
As famílias que serão reassentadas no conjunto, nomeado pela população Maria José Gomes, vivem na área de risco da encosta do açude, a 1,6 km do habitacional em construção, respeitando a distância máxima para reassentamento estabelecida pelo Habitar Brasil Bid (HBB). Assim, as famílias continuam na área em que todos os seus laços afetivos foram constituídos.
Roberto Gomes, presidente da Habitafor, garantiu que depois que as 80 famílias estiverem reassentadas – previsão para o mês de julho – será iniciada a urbanização do açude e seu entorno, com toda a requalificação ambiental. A empresa contratada pela Habitafor para desenvolver o serviço já está se instalando no local, inclusive, com todo o processo de cercamento da área. A Secretaria Executiva Regional I já realiza a limpeza do açude.
Com a urbanização, nos arredores do açude João Lopes, as famílias terão acesso a Centro da Juventude (mini teatro fechado), pista de cooper, rampa de skate, quadra de areia, playgroud e equipamentos de ginástica. Já na área da travessa Continental, que liga a Praça Manoel Dias Macedo ao açude, os beneficiários serão contemplados com lavanderia, Centro Social, playgroud, quadra de ginástica e ambiente para roda de capoeira.
“As famílias terão espaço para promover a socialização, criar seus filhos com dignidade e segurança buscadas há tanto tempo. E tudo isso é fruto do desejo desse nosso povo firme e batalhador sendo atendido. Nossa gente gosta de coisa boa, com qualidade, e é assim que estão sendo atendidos. Vejo que a gente está seguindo os rumos traçados pelas comunidades”, assegurou a prefeita Luizianne Lins.
A ação, que conta com R$ 6,7 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do município, sempre recebe a fiscalização e acompanhamento de vereadores, Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap), Comitê Gestor da ação, lideranças, delegados do OP e famílias beneficiárias.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza (com informações da assessoria da vereadora Eliana Gomes)