Líbia comemora 41 anos da expulsão de base aérea americana
Os líbios comemoraram no último sábado (11) em Trípoli os 41 anos da expulsão da base aérea americana Wheelus Air Base, o que para os líbios significa um ato de soberania e independência.
Publicado 13/06/2011 18:17
Construída originalmente pela Força Aérea italiana e conhecida como Mellaha, a base foi utilizada durante a Batalha do Norte da África, um dos marcos da Segunda Guerra Mundial.
As comemorações se deram em meio a ataques do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan). De acordo com a agência Jana de notícias, Jana, citando fontes militares, as forças do exército líbio derrubaram um helicóptero da Otan na noite de sexta-feira (10) após intensos ataques.
Os ataques foram uma resposta aos opositores líbios, que criticaram a organização por não fazer todos os esforços para deter as tropas regulares.
Segundo as autoridades da área de saúde, citadas pela rede de notícias Al-Jazira, pelo menos 30 pessoas morreram durante os enfrentamentos entre forças militares do governo e opositores na cidade de Misrata. Outras 150 pessoas foram feridas nos ataques, feitos por meio de bombardeios com artilharia, mísseis e morteiros. Em sua maioria, as vítimas eram membros das milícias rebeldes.
Desde quarta-feira (8), quase 50 pessoas morreram e outras 200 mais ficaram feridas, segundo a mesma fonte.
Os ataques a Misrata foram retomados menos de 24 horas depois de Kadafi ter assegurado que não tinha nenhuma intenção de "ceder" e que não abandonaria a Líbia "nem vivo nem morto".
Com informações do Opera Mundi