Recém-eleito, Humala se encontra com líderes latino-americanos
O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, realizará, a partir da noite dessa quarta-feira (8) uma viagem rápida pela América Latina. O trajeto deverá seguir a ordem: Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.
Publicado 08/06/2011 12:17
A assessoria de Humala informou que a viagem se estenderá até a próxima quina-feira (16), por convite dos próprios países citados. No Brasil, o presidente peruano ficará por dois dias – um para visitar a presidente Dilma Rousseff e outro para se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Posteriormente, seguirá a Montevidéu para conversar com o presidente José Pepe Mujica e, em Buenos Aires, se reunirá com a chefe de Estado, Cristina Kirchner. Por fim, quando passar por Santiago do Chile, deverá se encontrar com Sebastián Piñera.
Depois de seu retorno a Lima, em uma data que ainda será definida, voltará a viajar, desta vez para a Bolívia. Lá, deverá se encontrar com o presidente Evo Morales – de quem assistiu a posse em 2006. Em um próximo momento, Humala deverá visitar Equador, Colômbia e Venezuela. E posteriormente, os Estados Unidos.
Ainda durante a fase de campanha, Humala se comprometeu a trabalhar pela unidade latino-americana sem diferenças ideológicas e desenvolver relações de irmandade com todos os países da região. Por ouro lado, Humala receberá hoje reconhecimentos internos, após a queda da bolsa de valores de Lima um dia após sua vitória no processo eleitoral. Ontem, a situação se recuperou de forma notável.
O líder do bloco progressista Ganha Peru receberá a visita da prefeita de Lima, a socialdemocrata Susana Villarán, do partido Força Social – que apoiou Humala no segundo turno das eleições, no último domingo.
Ontem, Humala recebeu os cumprimentos dos ex-candidatos conservadores à presidência, Pedro Kuczynski e Luis Castañeda, que se aliaram à conservadora Keiko Fujimori, derrotada no segundo turno das eleições.
Fonte: Prensa Latina