México está no rumo errado para 63% da população
Uma pesquisa divulgada no México apontou que 63% das pessoas acreditam que o país está seguindo o rumo errado em relação ao governo, à economia e à segurança.
Publicado 03/06/2011 11:46
Os resultados revelam que dos doze problemas nacionais, entre os quais pobreza, corrupção, educação e desemprego, a insegurança é a maior preocupação para 30,7% dos mexicanos. Além disso, 82% das pessoas acham que a economia está "pior" e somente 16% acreditam que houve melhora.
A pesquisa ainda mostra que dois em cada três entrevistados acreditam que o presidente do país, Felipe Calderón, está "perdendo o controle" da situação.
Realizado pela Consultoria Mitofsky, o levantamento também aponta que o mandatário está desacreditado, já que apenas 41% dos mexicanos confiam nele quando anuncia alguma medida.
A sondagem ainda destaca uma queda na aprovação de Calderón: 48,5% da população o aprovam, enquanto 49,5% o desaprovam. Seu apoio tem registrado queda desde agosto de 2010, quando o presidente tinha 55,2% de aceitação .
Em relação a sete atributos pessoais do presidente, a "tolerância" foi a que recebeu melhor classificação (30,3%), enquanto a "capacidade de resolver problemas", é a pior com 18,4%.
A pesquisa é realizada trimestralmente e foi feita em três etapas. Ao todo, 3 mil pessoas foram consultadas.
Fonte: Ansa