Sem categoria

Colômbia: 14 candidatos às eleições regionais foram assassinados

Ao menos 14 candidatos das eleições regionais de 30 de outubro na Colômbia foram assassinados em 2011, denunciou nesta quinta-feira (02) a organização civil Missão de Observação Eleitoral (MOE).

Além dos candidatos assassinados – dois deles na última segunda-feira – outros seis sofreram atentados e 19 foram ameaçados, disse à AFP Alejandra Barrios, diretora da MOE.
 
"A situação é preocupante, há um balanço de 39 atos de violência contra candidatos, concentrados nos departamentos de Arauca (leste, na fronteira com a Venezuela), Antióquia (noroeste) e Huila (sudoeste)", disse Barrios. "A situação é delicada, a cinco meses das eleições, ter esse número de casos não é o cenário desejável para o exercício democrático", considerou.

Apesar de ainda não ter sido aberto o processo oficial de formalização de candidaturas, centenas de aspirantes políticos já fazem campanha para as eleições de outubro em todo o país. Os dois candidatos assassinados na segunda-feira, Guillermo Roldán (do Partido Conservador) e Donay Correa (da Unidade Nacional), aspiravam à prefeitura do povoado de Campamento, em Antióquia.

Antióquia é o departamento com o pior índice de crimes deste tipo, com três candidatos assassinados e quatro ameaçados em 2011, segundo a MOE. "Estes atos são atribuídos a diferentes organizações ilegais: guerrilha e novas quadrilhas (formadas por ex-paramilitares e traficantes de drogas)", indicou Barrios.

O governo colombiano expressou seu temor de que essas novas quadrilhas tentem apoderar-se das prefeituras estratégicas através de testas-de-ferro que lhes permitam controlar recursos públicos e rotas do tráfico.

"Esses grupos criminosos tentam tomar as prefeituras e governos nas eleições de outubro. Buscam capturar regalias petroleiras, o recurso da saúde, a mineração ilegal e os corredores estratégicos para o narcotráfico", disse recentemente o ministro do Interior e da Justiça, Germán Vargas.

Segundo um estudo realizado no início do ano pelo Ministério da Defesa e pelo Conselho Nacional Eleitoral, ao menos 10% dos 1.100 municípios da Colômbia estão sob risco de violência e corrupção antes das eleições de outubro.

A Colômbia realizará em 30 de outubro eleições para escolher governadores, prefeitos e conselhos municipais.

Fonte: AFP