Angela Albino quer debate sobre abuso policial

Os inúmeros relatos de abuso de autoridade e violência policial em operações de combate à criminalidade realizadas em comunidades carentes da Grande Florianópolis levaram a deputada Angela Albino (PCdoB) a propor a realização de uma audiência pública a fim de debater o problema na Assembleia Legislativa. O requerimento foi encaminhado à Comissão de Diretos e Garantias Fundamentais da Alesc, que deve marcar a data da reunião.

Vários líderes comunitários já procuraram o gabinete da deputada para denunciar ações policiais que desrespeitam direitos dos moradores, violando lares, agredindo verbal e fisicamente cidadãos completamente desconectados da criminalidade.

Entre as principais reclamações estão a invasão de casas sem o devido mandado judicial, por exemplo. Por temer represálias, a maioria dos moradores prefere não denunciar os policiais, razão pela qual solicitaram ajuda da deputada Angela Albino.

“Essa é uma situação absolutamente inaceitável e que precisa ser combatida com o maior rigor possível, já que a polícia é o braço do Estado responsável pela segurança dos cidadãos, não de sua opressão”, afirmou Angela Albino, que credita o problema a uma minoria de maus policiais.