PCdoB-CE: Encontro reforça a importância dos Comitês Municipais

O PCdoB está presente em 120 cidades cearenses, mas a meta é chegar a 140 até setembro. O Comitê Estadual é importante, mas para que o partido continue crescendo em ritmo acelerado é preciso fortalecer os Comitês Municipais em todas as regiões do estado.

O desafio foi lançado pelo Presidente Estadual do Partido, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, durante o 1º Encontro Cearense sobre Questões de Partido, realizado neste sábado, 28, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, em Fortaleza. Ele lembrou que não é apenas expandir. “Os Comitês instalados têm de funcionar permanentemente, discutir, planejar e trabalhar coletivamente”.

 
Leia também:

Na atual fase de expansão do PCdoB, é crescente a responsabilidade dos Comitês Municipais, em particular nas grandes cidades. A orientação da Direção Nacional do Partido é que os Estados reforcem o apoio às bases nas cidades. Patinhas ressaltou que os Comitês conhecem melhor a realidade dos municípios, o que ajuda na discussão dos projetos específicos de cada cidade para as eleições de 2012. As Conferências Municipais são outro ponto importante na construção desse processo. "O Brasil precisa de um PCdoB mais amplo, influente e do ponto de vista político cada Comitê precisa apoiar os governo de Dilma e Cid para avançar no processo de mudança do Brasil", destacou.

A construção de um projeto ousado para cada município inclui também Fortaleza. "Vamos disputar a Prefeitura de Fortaleza para ganhar e temos dois grandes candidatos, o senador Inácio Arruda e o deputado Federal Chico Lopes. Para isso, temos de buscar alianças, intensificar as filiações", afirmou o dirigente comunista, que colocou como desafio para os Comitês Municipais eleger pelo menos um vereador. Nas últimas eleições municipais em 2008, o PCdoB elegeu cinco prefeitos e 56 vereadores. Para 2012, a expectativa é dobrar o número de prefeituras e eleger entre 80 e 100 vereadores. Hoje, o Partido tem Inácio Arruda como representante no Senado, os deputados João Ananias e Chico Lopes, na Câmara Federal, o deputado Lula Morais na Assembleia Legislativa. além de dezenas de vereadores e quatro prefeitos cearenses.

O fortalecimento do PCdoB também foi enfatizado por Walter Sorrentino, secretário Nacional de Organização do partido. Ele reforçou que o Brasil está mudando, novas camadas sociais estão emergindo e isso está sinalizado na vida política. "É importante que o PCdoB se antene a essas mudanças". Para Sorrentino, o crescimento do Partido também deve estar aliado à qualidade e lembrou que a melhor maneira de trazer as lideranças populares de forma natural para dentro do Partido, é falando a linguagem do povo. Ele também destacou o papel fundamental exercido pela militância, principalmente, no processo eleitoral. "A base do partido é o militante". 

Conferências municipais

Durante o encontro foi deflagrado o processo de Conferências Municipais, que ocorrerão até o dia 17 de setembro. Abel Rodrigues, Secretário Estadual de Organização do Partido, disse que nas Conferências se dará a construção coletiva do projeto eleitoral para as cidades cearenses; a elaboração de um projeto de participação em sindicatos, associações, grêmios e demais espaços dos movimentos sociais e a eleição das novas direções municipais para o biênio 2011-2013.

Na plenária final da 20ª Conferência Estadual do PCdoB, que se realizará nos dias 1º e 02 de outubro, ocorrerá a eleição do novo Comitê Estadual do PCdoB no Ceará. Rodrigues alertou que o filiado tem de ter espaço dentro da estrutura partidária, ajudar a construir o projeto do partido na sua base. "É um direito do filiado, não basta só se filiar, é preciso que a pessoa seja consciente, seja atuante dentro do seu trabalho", lembrou, adiantando que o PCdoB é um time, cada um tem sua posição.

Participação no encontro

Dirigentes dos Comitês Municipais, militantes, Prefeitos, Vereadores, representantes dos movimentos sociais organizados estiveram presentes ao encontro, que reuniu ainda o senador Inácio Arruda, os deputados Federais João Ananias e Chico Lopes, o deputado Estadual Lula Morais, a vereadora de Fortaleza Eliana Gomes. Samuel Araripe, de Potengi, falou em nome dos Prefeitos do PCdoB. Ele ressaltou que o PCdoB é um partido de expressão. "Temos o dever de fazê-lo crescer com qualidade".

O universitário Ivo Braga, representante da União Nacional dos Estudantes, afirmou que o caminho para fortalecer a luta comunista é atuar em todas as questões sociais, em todos os espaços que o povo se organiza. "O caminho é não ter medo, é chamar o povo na Universidade, nas fábricas, nos sindicatos. É mostrar que o PCdoB é o partido da transformação do Brasil".

O evento transcorreu ao longo do dia com a participação de 183 representantes de 55 municípios, dentre eles, 3 prefeitos, 1 vice prefeito, 9 vereadores, 38 presidentes de comitês municipais, 18 secretários municipais de organização e 30 membros do comitê estadual.


De Fortaleza,
Fátima Guimarães