Sem categoria

OAB do Espírito Santo realiza debate sobre a Comissão da Verdade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo realiza no próximo dia 3 de junho um debate sobre a Comissão da Verdade, tendo como palestrante o coordenador geral do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Viana. O presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, defende a criação da Comissão da Verdade.

"Até hoje o país não se reconciliou com sua história. Para isso, é preciso que se tenha uma Comissão da Verdade", afirma Mafra. E acrescenta: "É preciso que a busca pelos desaparecidos políticos seja contínua, permanente, incessante e não mero ato retórico de governantes que eleitos no tempo da liberdade têm um medo fóbico de enfrentar aqueles que destruíram a democracia em nosso país. Sem esse reencontro necessário com a história, nossa democracia nunca será plena."

A OAB Nacional também já se posicionou em defesa do acesso amplo a dados do passado e a favor da Comissão da Verdade. "Não se pode ter na democracia documentos eternamente sigilosos. É necessário que a sociedade conheça a sua história e, a partir dela, possa corrigi-la e reescrevê-la melhor", afirma o presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante.