Bancada Feminina apresentará propostas à reforma política
O relator da comissão especial da Reforma Política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), estimulou a bancada feminina a apresentar propostas que desejam ver incluídas no relatório final da reforma política, em discussão na Câmara. Em reunião comandada pela coordenadora da bancada, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), ficou acertado que as parlamentares devem se reunir novamente na terça-feira (31), para debater as sugestões do colegiado.
Publicado 26/05/2011 16:45
De acordo com Pietá, a representação das mulheres na composição das listas é a principal preocupação. “As parlamentares querem participar da discussão sobre a composição das listas fechadas e preordenadas, caso esse modelo seja adotado. As deputadas defendem que, nesse caso, haja uma representatividade na lista proporcional ao espaço ocupado pelas mulheres na sociedade”, afirmou. Segundo a parlamentar, apesar das mulheres representarem 52% do eleitorado brasileiro, na Câmara, por exemplo, existem apenas 47 deputadas.
Janete Pietá afirmou que há consenso entre as parlamentares sobre a adoção do financiamento público e exclusivo de campanha. Segundo ela, as deputadas também vão lutar para manter, e talvez avançar, no percentual de 5% do Fundo Partidário para as Mulheres, e nos 10% do tempo de propaganda partidária, no rádio e na TV, destinado à promoção das candidaturas femininas.
Para Henrique Fontana, temas como o financiamento público de campanha, o voto proporcional misto ou apenas em lista, o fim das coligações e a ampliação da participação popular na política podem constar do relatório final. Mas ele faz um alerta. “Vou construir um relatório que não represente o meu pensamento pessoal, mas que traduza o pensamento da maioria dos parlamentares sobre os assuntos referentes à reforma política”, destacou.
Fonte: Agência Câmara