PCdoB Minas realiza encontro com quadros da Grande Belo Horizonte
O PCdoB Minas, a partir da sua secretaria de organização, realizou, nesta terça-feira (24), o 1º Encontro de Quadros da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento contou com a participação de 70 militantes, representando 10 cidades, e teve como representante do Comitê Central a dirigente Fabiana Costa.
Publicado 25/05/2011 15:50 | Editado 04/03/2020 16:50
Fabiana iniciou os trabalhos apresentando a nova política de Quadros do PCdoB, que segundo ela, está cada vez mais presente nos desafios atuais do Partido. Costa afirmou que a prioridade é ganhar o conjunto partidário para a concepção tratar dos Quadros é uma questão política, muito mais do que apenas um rearranjo organizativo. “Cuidar da nossa organização não é um desafio só da nossa secretaria, é um processo político”.
A jovem dirigente apontou que os esforços são para preparar conscientemente, e com ousadia, uma nova geração de quadros dirigentes do partido. Além disso, construir a formação do contingente de quadros intermediários e de base, tendo sempre prioridade nas frentes de juventude, mulheres, trabalhadores e quadros mais diretamente atuantes na luta de idéias. “É necessário para a gestão desses quadros a articulação entre os seguintes verbos: conhecer, cadastrar, classificar, alocar, promover, avaliar e controlar”, explicou.
“A luta institucional, a luta de massas e a luta de idéias são os campos de atuação que enfrentaremos daqui para frente para crescer”, explicou Fabiana. Crescer que para a secretaria nacional de organização, segundo a dirigente, “significa atingir até o congresso 500 mil filiados ao nosso partido. Isso significa mais que dobrar o nosso contingente, já que hoje contamos com 230 mil filiados”.
Luta eleitoral
Fabiana destacou em sua fala o esforço que o PCdoB tem feito para ampliar sua presença institucional, através dos processos eleitorais. “Para dar sequência a essa ação, temos que nos prepararmos para o projeto de 2012, que faz parte da nossa estratégica de acumulação eleitoral. Lembremos que o PCdoB foi o partido que mais cresceu o número de candidatos nas últimas eleições”. Concluindo o raciocínio, a dirigente do Comitê Central disse que apesar do esforço, não tem sido fácil crescer o número de parlamentares, “ganhar é outra história, o povo gosta da gente, acha a gente legal, mas votar não vota não”.
Para o secretário de organização do Comitê Estadual, Richard Romano, em Minas o PCdoB está resgatando o debate sobre sua política de quadros. “Depois da realização do Congresso do Partido que definiu essa diretriz, que passamos por uma vitoriosa disputa eleitoral. Nesse ano, estamos discutindo mais questões de partido e por isso teremos especial atenção aos quadros. O primeiro passo é conhecer, depois classificar e por último promover o quadro para a ação em que melhor ele desenvolva suas potencialidades”, explicou Richard.
Segundo o dirigente, o evento realizado naquela tarde foi muito representativo, pois ali estavam as principais cidades da Região Metropolitana de BH e os seus principais quadros partidários. “Além disso, foi um debate muito rico, vários debates que precisamos sistematizar para melhor assimilar na nossa ação cotidiana”. Romano afirmou que o próximo passo é construir o Departamento Estadual de Quadros e a partir os encontros macro regionais que acontecem em todo o estado nesse mês de junho, realizarmos um grande Encontro Estadual de Questões de Partido, evento, que deve ser realizado no máximo no mês de julho.
Belo Horizonte
Fazendo parte da mesa do Encontro, a presidente do Comitê Municipal de Belo Horizonte, Dalva Stela, afirmou que o momento atual é muito propício para o crescimento partidário. “Se o momento é bom para o país, e é, conseqüentemente, é muito bom para o Partido.”
Dalva defendeu que se acabe no partido com a dicotomia entre política e organização. “Os dois compõem um sistema único e integrado”. Afirmou também que “a chave para o nosso fortalecimento é dar prioridade para o enraizamento das nossas direções municipais, garantindo-as à autonomia necessária para desenvolver o seu trabalho, seja definindo bandeiras, discutindo política e implementando a ação”.
A dirigente de BH defendeu que “daqui para frente o Partido coloque a política no centro, pois é ela que vai garantir nosso crescimento e nossa unidade”. Finalizando, Dalva anunciou para o dia 04 de junho o 1º Encontro de questões de Partido, promovido pelo PCdoB de Belo Horizonte.
Da redação do Vermelho Minas