Ceperj lança 10ª edição da nova Revista de Economia Fluminense

A nova Revista de Economia Fluminense, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), chega à sua 10ª edição com o levantamento de discussões sobre a ampliação da carteira de investimentos e perspectivas de desenvolvimento acelerado do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia de lançamento ocorre nesta quarta (25), às 15h, na sede da Fundação Ceperj, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Os acadêmicos Mauro Osório, Jorge Britto e Adilson de Oliveira debatem assuntos pertinentes ao Comperj, Conleste, Pré-Sal, Atividade Canavieira do Norte Fluminense e Olimpíadas de 2016.

A revista procura disseminar informações, resultantes de estudos, pesquisas, reflexões e análises, cujo objetivo é levantar críticas construtivas que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Como nas edições anteriores, a publicação também traz artigos de acadêmicos conceituados do Rio de Janeiro, que fazem o apontamento de diretrizes para evitar impactos negativos e que venham emperrar o clico de desenvolvimento do Rio.

O presidente da Fundação Ceperj, Jorge Barreto, avalia esta edição como uma ótima oportunidade para o poder público aprimorar e criar novas estratégias para acompanhar a onda de investimentos, sinalizados para o Estado do Rio.

“É preciso que não só os pontos positivos destes novos empreendimentos sejam levados em consideração, mas também as mazelas que podem vir a ocorrer, caso o poder público não esteja bem preparado para receber tais investimentos. Além disso, nossa edição traz questionamentos quanto à importância de se preservar os direitos sociais legítimos da população”, explica Barreto.

Nesta edição, a Revista de Economia Fluminense está de cara nova. A publicação passou por uma renovação editorial e leva para o leitor seis artigos, com questionamentos sobre a atual e futura conjuntura econômica e social do Estado. Os articulistas tiveram o cuidado de tratar os assuntos com clareza, respaldados em bases científicas. A finalidade da 10ª edição da Revista de Economia Fluminense é orientar gestores públicos e privados em suas tomadas de decisões.