Nágyla Drumond – Vai avançar! Vai avançar! A unidade popular!

.

Foi entoando o grito de guerra que unifica os lutadores e lutadoras do povo que, domingo à noite, dia 15 de maio, comemoramos a vitória da Chapa 1 na eleição da Associação de Moradores do Bairro Dias Macedo, que será presidida por Jacqueline Alves Lessa. Um processo muito rico, amplo, de aliança direta com o povo do local e da cidade. Um exemplo vivo de como as forças progressistas e de esquerda atuaram naquela região de nossa Fortaleza.

No Dias Macedo, a luta não começou ontem ou na última semana. O movimento comunitário, as organizações partidárias de esquerda e progressista, em especial, o PCdoB sempre estiveram presentes na luta mais cotidiana, na mais imediata; mas, sem perder o rumo estratégico do que significa se organizar junto com o povo para contribuir na construção presente e futura da sociedade socialista. Este domingo não foi diferente, mas, foi especialmente significativo e entrará para a história dos que lutam por dias melhores, dos que lutam por uma vida verdadeiramente bela, parafraseando o rap da vitória cantado pelos moradores e moradoras do bairro, na caminhada sábado à tarde e na carreata / caminhada, organizada assim que soubemos do resultado final. A hora era de comemorar, de agradecer e de convocar todo bairro, independente de quem votou em quem, a consolidar a unidade popular.

Dias Macedo, celeiro de lutas em nome do direito à cidade, à moradia digna, à cultura, ao lazer, ao fim de todas as formas de violência contra o povo trabalhador. Das históricas ocupações de terra, comandadas por esta mesma associação retomada, domingo, por homens, mulheres e pela juventude que, mesmo sem ainda ter vivido grandes batalhas comunitárias e políticas, compreendeu que a cidade está em disputa. Compreendeu que as forças populares precisam entrar nas grandes batalhas contra o conservadorismo, o clientelismo, o machismo, o preconceito de classe e de gênero e avançar nas mudanças necessárias à vida do nosso povo!

A vitória ficará em nossas lembranças, em especial, de quem conviveu com o grande camarada e lutador Enéas Arruda, militante abnegado das causas do povo. Em nome dele me congratulo com todos os homens e mulheres que estiveram nesta grande trincheira, dedicando o melhor de si e de suas energias. Com ele, posso citar muitos outros: Sr. Zé da Bodega, Dona Rosa, Sr. Zequinha, Dona Fransquinha, Dona Rosamor, Mônica Martins, Nildes, Messias Pontes, Sr. Moacir, Sr. Alípio, Sério Rocha, Seu Manoel, Rita da Farmácia, Manuel Chagas “Nego do Téo”. Quanta gente boa que nos ensinou a ser militante!

Dia revigorante às nossas mentes e corações para que possamos contribuir e poder chegar a quase 70 anos de vida, como Mãe Inês – negra, parteira e liderança do bairro – e dizer: “ Estou aqui, minha filha, porque acredito neste povo, estou aqui e pedi voto de casa em casa, porque cuidei de muita mulher e aparei muito menino que precisa saber que só lutando a gente consegue viver”. Me falava tudo isso com o olhar e o sorriso do dever cumprido.


Nágyla Drumond. Socióloga. Professora. Secretária Estadual de Mulheres – PCdoB.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho