SBT espetaculariza beijo gay em novela para elevar audiência
A tão falada cena do beijo entre as personagens de Luciana Vendramini e Gisele Tigre na novela Amor e Revolução, prevista para ser exibida no capítulo desta quarta-feira (11), não foi ao ar no SBT. No início do episódio, o diálogo que levaria ao desfecho com o beijo entre duas mulheres, teve a sequência cortada e retomada nos instantes finais da trama.
Publicado 12/05/2011 12:28
No Twitter, o autor da novela, Tiago Santiago, disse que "foi estratégia de programação [do SBT] para 'bombar'" a audiência de Amor e Revolução, nesta quinta-feira (12). Diversos internautas se manifestaram através do microblog criticando a ação da emissora de Silvio Santos e Tiago Santiago.
Na cena em questão, dra. Marcela (Luciana Vendramini) conta a Marina (Giselle Tigre) que tem uma amiga homossexual que está interessada nela. Em sua sala, na redação do jornal O Brasileiro, Marina pergunta se por acaso essa mulher é a própria Marcela, que fica desconcertada. A advogada revela sua paixão por Marina e diz imaginar como seria uma relação entre as duas… Na sequência, Marcela pede um beijo à amiga, e o capítulo da novela termina.
A exibição da primeira cena de beijo gay na televisão brasileira ficou, assim, adiada por 24 horas. O próprio Tiago Santiago não acompanhou as gravações — o autor nem sequer assistiu às imagens editadas. “Até agora só vi fotos. Vou ver a cena no ar, junto com o povo”, confessa.
Segundo Tiago, não houve nenhum obstáculo dentro do SBT para realizar a façanha. “Ninguém levantou a voz contra. Houve uma aceitação boa, sem recusa” comemora Santiago, que faz questão de frisar as tentativas dos autores Glória Perez e Aguinaldo Silva em levar a cabo uma cena de beijo entre duas pessoas do mesmo sexo. “Glória e Aguinaldo, obrigado por abrirem o caminho”, agradeceu Tiago.
Em 2005, a dramaturgia da rede Globo não apenas escreveu uma cena do gênero para a novela América, como os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro chegaram a gravar o beijo. A cena, porém, acabou sendo vetada pela emissora.
Já Aguinaldo Silva escreveu uma sequência para a novela Duas Caras, que estreou em outubro de 2007, na qual os personagens dos atores Thiago Mendonça e Gui Palhares também se beijariam após uma cerimônia de união civil. Na época, a emissora justificou o veto apoiando-se nos "Princípios de Qualidade da TV Globo", que não contempla "carícias e beijos entre homossexuais".
“Acho que o universo masculino aceitará melhor [a cena] por serem duas mulheres bonitas”, afirma Santiago. Segundo o autor, a continuidade do romance entre as personagens de Luciana Vendramini e Giselle Tigre está nas mãos do público, já que o SBT pretende fazer “votações interativas na internet”. Dependendo do resultado das pesquisas, ele não descarta uma possível cena de relação sexual entre Marina e Marcela, além de um beijo entre os personagens dos atores Carlos Thiré e Lui Mendes.
Da Redação, com agências