Cultura popular: Festa de Santo Antônio começa nesta sexta-feira
Corte do Pau da Bandeira dá início esta sexta, 13/5, às atividades da Festa de Santo Antônio de Barbalha
Publicado 12/05/2011 10:53 | Editado 04/03/2020 16:31
A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, uma das mais significativas manifestações da cultura popular tradicional, tem seu marco inicial esta sexta-feira, 13 de maio, com o Corte do Pau – a escolha e o corte da árvore para fazer o mastro que erguerá a bandeira simbolizando o início do período de louvor ao Santo. No próximo dia 29, um cortejo percorrerá nove quilômetros, transportando o mastro de 20 metros de comprimento e duas toneladas até o patamar da Igreja Matriz.
A tradição do ritual profano que introduz as festividades em homenagem ao padroeiro de Barbalha se repete desde os anos 40 do século XVIII. Ação iniciada como ato de devoção e fé, onde os carregadores cumpriam promessas por graças alcançadas, o carregamento do pau da bandeira de Santo Antonio tornou-se um fenômeno cultural estudado por pesquisadores e intelectuais de várias partes do mundo, por ter se tornado uma “romaria” em que o simbolismo reunido em torno de um objeto de adorno a um Santo diminui as fronteiras entre sagrado e profano.
Programação
Seguindo a tradição, o corte acontece esta sexta-feira, 13/5, pela manhã, a partir das 7h. O grupo de carregadores sai do Mercado Municipal e vai ao Sítio São Joaquim, realizar o corte. Uma vez cortado, o mastro é colocado na chamada “cama do pau”, permanecendo ao sol para secar e ficar um pouco mais leve. No dia 29/5, ao fim da tarde, os carregadores saem em cortejo, do Sítio São Joaquim até o centro do Município, percorrendo cerca de nove quilômetros e chegando, por volta das 20h, para fincar o mastro no patamar da Igreja Matriz.
A programação especial aberta ao público esta sexta-feira acontece na Praça Filgueira Sampaio (antigo Calçadão) e tem início às 18h, com apresentação de banda cabaçal. Destaque especial para o lançamento do documentário de autoria do cineasta cearense, nacionalmente reconhecido, Rosemberg Cariry, que levou para as telas a manifestação da religiosidade e da festa popular, com o filme “Festa do Carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio". Após o corte do pau, acontece show com “Os Peleja”, a partir das 21h.
“Destacamos de modo especial o lançamento do documentário, feito pelo Iphan ano passado, com um registro da festa, e apresentado à população esta sexta-feira”, afirma Dorivan Amaro dos Santos, secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, ressaltando que uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estará presente à cidade esta sexta. “Todos estão convidados a participar desse momento especial para a cultura de Barbalha e do Ceará como um todo”.
Sequência da festa
A Festa de Santo Antônio de Barbalha tem como marco o cortejo do carregamento do pau, dia 29, seguido de missa, de apresentações de nada menos que 90 grupos folclóricos e de uma extensa programação de shows musicais, que continua até 13 de junho. Ao longo desse período, a cidade conta com dois palcos: um no Largo do Rosário (Marco Zero) e outro no Parque da Cidade. Sempre com programação musical até a madrugada, com direito a muito forró, com atrações de destaque local e nacional.
De Fortaleza,
Dalwton Moura