Encontro Sindical do PCdoB na Bahia será no próximo sábado
Lideranças sindicais de toda a Bahia, filiadas ao PCdoB , se reúnem no próximo sábado (14), em Salvador, no Encontro Estadual Sindical, que acontece das 9 às 14 horas, no Sindicato dos Comerciários, no bairro de Nazaré. Na pauta, a atualidade da atuação dos comunistas na frente sindical, os projetos do partido na área, a organização dos trabalhadores e o funcionamento partidário dentro deste novo momento político. O evento é etapa preparatória do Encontro Nacional, que também será na Bahia.
Publicado 10/05/2011 10:19 | Editado 04/03/2020 16:19
Aberto para comunistas que atuam em todas as frentes, o Encontro Estadual terá como base de discussão o documento tese elaborado pela Secretaria Sindical Nacional, com seus anexos que discutem a questão da juventude, da mulher e as mudanças no mundo do trabalho. “O Encontro Estadual é para que a gente amplie o debate, para que mais comunistas possam construir alternativas, possam contribuir sobre o documento, que vai ter um rascunho final a partir do Encontro Nacional. O Encontro Estadual é para fazer um debate mais amplo de todo o movimento no estado”, afirmou o secretário Sindical Estadual do PCdoB na Bahia, Aurino Pedreira.
“Estamos convidando todos os comunistas que atuam entre os trabalhadores, que tenham como responsabilidade construir o debate com o movimento sindical, de construir o partido nos locais de trabalho para travar este debate de atualização da política do partido nesta frente. É um momento oportuno, é uma responsabilidade ampla de dialogarmos, de discutirmos e tirarmos metas para construirmos um novo partido cada vez mais forte entre os trabalhadores”, ressalta Pedreira.
Encontro Nacional
O secretário Sindical do PCdoB convoca também toda a militância do partido, independentemente da área de atuação, para participar da abertura do Encontro Nacional Sindical, que será no dia 20 de maio, uma sexta-feira, a partir das 20 horas, no Teatro Nazaré, em Salvador. O evento contará com a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, que fará um amplo debate sobre a contextualização política na realidade atual, servirá também como ato de filiação de trabalhadores de diversas categorias ao partido.
Os debates do Encontro Nacional acontecerão nos dias 21 e 22 de maio, no Hotel Portobello, no bairro de Ondina, com a presença de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. “A Bahia deve participar com uma delegação, de cerca de 50 pessoas, definida a partir do encontro estadual. Participam do Encontro Nacional, a Comissão Sindical estadual, os distritais sindicais, as entidades ancoras, os comunistas que estão na direção da CTB, a secretários sindicais dos municipais e mais algumas organizações partidárias, sindicatos que estão sendo convidados também e trabalhadores da base de algumas empresas importantes”, concluiu Aurino Pedreira.
De Salvador,
Eliane Costa