Patriota pede apoio da Liga Árabe a candidato brasileiro à FAO
O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, pediu neste domingo (08) o apoio da Liga Árabe ao candidato de seu país para dirigir a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), José Graziano da Silva. Segundo fontes da Liga Árabe, Patriota fez o pedido durante uma reunião com o secretário-geral da organização pan-árabe, Amr Moussa, no Cairo.
Publicado 08/05/2011 13:48
Graziano, de 61 anos, faz parte de uma delegação que acompanha Patriota na visita que começou no sábado à noite ao Cairo. Moussa aproveitou o momento para ressaltar a importância da continuidade da cooperação entre a Liga Árabe e os países latino-americanos em todos os campos.
Patriota e Graziano reuniram-se nesta manhã com o ministro de Relações Exteriores egípcio, Nabil el-Araby, com quem falaram sobre as medidas necessárias para impulsionar a cooperação entre Egito e Brasil, sobretudo, no âmbito agrícola, transporte aéreo e da energia.
Em 3 de maio, o ex-chefe da diplomacia espanhola Miguel Ángel Moratinos se reuniu no Egito com Araby, e também pediu o apoio de seu país a sua candidatura na FAO.
A eleição do diretor-geral da FAO será realizada entre os dias 25 de junho e 2 de julho durante o 37º período de sessões da Conferência da organização; a posse será em 1º de janeiro de 2012 e permanecerá no cargo até 31 de julho de 2015.
Além de Graziano e do espanhol Moratinos concorrem Franz Fischler da Áustria, Indroyono Soesilo da Indonésia, Mohammad Saeid Noori do Irã e Abdul Latif Rashid do Iraque.
Graziano foi responsável durante um ano do projeto Fome Zero no Brasil como ministro extraordinário de Segurança Alimentar no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: EFE