Haddad promete a Ubes participação no conselho do Sistema S
O ministro da Educação, Fernando Haddad, debateu, nesta segunda-feira (2), com lideranças da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) as reivindicações referentes a melhoria da educação no país. O encontro ocorreu durante o Seminário Nacional de Educação promovido pela entidade na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) de Brasília.
Publicado 03/05/2011 14:09
Haddad garantiu a participação da Ubes no Conselho de Gestão do “Sistema S”, formado por Sesc, Senac, Senai e Sesi, entre outros serviços de educação e cultura do trabalhador. O ministro disse, também, que irá convocar a entidade para debater a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff.
Para o presidente da Ubes, Yann Evanovick, o comparecimento de Hadadd ao evento dá maior respaldo à luta estudantil. “A presença do ministro no seminário é uma demonstração prática do compromisso dele. Não é todo dia que se faz um debate nacional reunindo líderes para pensar educação. Com isso, nós vamos poder pressionar o governo e fazer o país entender a necessidade da luta pela melhoria da educação”, afirmou.
O seminário da Ubes também faz a discussão das 59 propostas dos estudantes para o Plano Nacional de Educação (PNE), que foram aprovadas em fóruns da entidade. Já apresentadas à Comissão Especial da Câmara dos Deputados, defendem, principalmente, investimentos em educação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) com a aplicação de 50% do Fundo Social do pré-sal para o setor.
O PNE teve suas diretrizes elaboradas em 2010 pelo movimento estudantil durante a Conferência Nacional da Educação (Conae). As propostas da Ubes ao projeto foram apresentadas pela entidade – em conjunto com a União Naiconal dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) – a parlamentares de partidos que já se comprometeram com essas reivindicações.
Blitz na Câmara
Nesta quarta-feira (4), os cerca de 300 participantes do seminário irão fazer uma blitz na Câmara dos Deputados para abordar os parlamentares e mostrar diretamente a eles a importância das propostas feitas pelo movimento estudantil para a melhoria da educação no Brasil.
A Ubes aproveitará o seminário em Brasília para convocar a Semana Nacional de Passagem em Sala de Aula, quando todos os grêmios estudantis divulgarão as emendas ao PNE visando levar o debate a todo o país. A entidade convocará também o seu 13° Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg).
Fonte: Estudantenet