Amazonas elege representantes para o Congresso da Conam

A luta por moradia, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito ao esporte e lazer, entre outros assuntos relativos às comunidades ganharam novo capítulo na tarde desse sábado em Manaus, durante a realização da plenária estadual da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). Além da capital, os municípios de Manapuru, Itacoatiara e Iranduba enviaram seus representantes para a reunião que elegeu os delegados para o 11º Congresso da Conam.

Mais de cem lideranças comunitárias participara da plenária que elegeu 11 representantes para a etapa nacional. Esta vai acontecer de 26 a 29 de maio, na cidade de Praia Grande, São Paulo.

Para o coordenador da plenária e membro da Conam, Elson Melo, o que está em pauta é a reforma urbana. “Não só o direito à moradia em si, mas com boas condições para esses moradores. Com direito aos serviços básicos de saúde, educação, direito à água, energia e comunicação”, defende ele.

A diretora da Conam no Amazonas, Lindalva Rocha, afirma que o déficit habitacional no Amazonas diminuiu mas não acabou. Dados do Ministério das Cidades divulgados no ano passado revelam o número caiu de 212.487 unidades em 2005 para 132.224 unidades em 2008. “A maioria dessas pessoas vive de aluguel ou em área de risco e não tem acesso à moradia digna. Nossa luta é para garantir dignidade para elas”, declarou.

A reunião contou com a presença da vereadora Lúcia Antony (PCdoB) e dos secretários estaduais de Juventude, Esporte e Lazer, Júlio César Soares, e de Articulação de Política Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares, Zeca do PT.

De Manaus,
Mariane Cruz