Congresso de comunistas cubanos dá lição ao mundo, diz jornalista
O 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba ofereceu ao mundo incríveis lições de criatividade, força e valentia. A frase é da escritora e jornalista Stella Calloni.
Publicado 20/04/2011 09:45
"A reunião dos comunistas cubanos ratificou a decisão da população de revitalizar o socialismo e foi considerada uma resposta extraordinariamente sólida às pretensões colonialistas e hegemônicas dos Estados Unidos", declarou a jornalista.
Calloni discursou na última terça-feira (19) em um painel realizado no Centro de Cooperação Cultural para debater sobre "A direita mundial: o caso de Mount Pelerin e suas implicações na América Latina".
O Clube Argentino de Jornalistas Amigos de Cuba (CAPAC) divulgou uma declaração na qual caracteriza o recém-encerrado Congresso do PCC como “um dos passos mais criativos da Revolução”.
O documento enfatiza que sete milhões de cubanos participaram das assembleias prévias e enriqueceram as discussões sobre a atualização do modelo econômico para garantir a continuidade e irreversibilidade do socialismo.
Além disso, o documento ressalta que na política econômica de Cuba está presente o conceito de que o socialismo significa igualdade de direitos e de oportunidades para todos, não igualitarismo, e ratifica o princípio de que na sociedade cubana ninguém estará desamparado.
O CAPAC afirmou ainda que “se sente orgulhoso de estar junto a um governo, um povo e um partido capazes de dar exemplos extraordinários de uma verdadeira democracia popular ao mundo, apesar da adversidade a que o país está submetido".
Fonte: Prensa Latina