SAMU estadual amplia atendimento a 41 municípios na Semana Santa
Na Semana Santa, o SAMU estadual vai repetir a operação ampliada feita durante o carnaval. O atendimento a 41 municípios já começa na quinta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes.
Publicado 19/04/2011 10:09 | Editado 04/03/2020 16:31
A operação começa às 7h30min, garantindo cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência aos 41 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, litorais Leste e Oeste e Maciço de Baturité e vai até às 7h30min de segunda-feira, 25. Para a operação, o Polo 1 do SAMU estadual, que atende pelo telefone 192, manterá 29 ambulâncias e sete UTIs móveis em 24 bases de apoio estrategicamente localizadas nos municípios que costumeiramente registram maior fluxo de pessoas durante o período.
As UTIs móveis vão ficar nos pontos de apoio nos municípios de Maracanaú, Aracoiaba, São Luis do Curu, Caucaia, Eusébio e Aracati. As 29 ambulâncias estarão distribuídas em 24 bases, dando cobertura aos 41 municípios. A cada plantão, o SAMU estdual mobilizará dois médicos reguladores na sede do Polo 1, no município de Eusébio, seis médicos nas UTIs móveis, mais 35 socorristas, três enfermeiros e 35 auxiliares de enfermagem.
O atendimento de urgência e emergência do SAMU estadual é realizado em residências, locais de trabalho e vias públicas. O serviço realiza atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.
O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto, atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas e efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.
Fonte: Sesa