Comitê Popular de moradores declara guerra contra a dengue
Moradores dos bairros Monte Castelo, Vila Ellery e São Gerardo declaram guerra contra a dengue, a partir desta terça-feira, dia 19 de abril. Eles vão criar o Comitê Popular de Combate à Dengue, com um encontro na quadra da Igreja Senhor do Bonfim.
Publicado 19/04/2011 09:01 | Editado 04/03/2020 16:31
Representantes da comunidade, de vários movimentos sociais que atuam na região, os (as) moradores (as) e a Prefeitura debaterão como fortalecer a campanha contra a dengue nos bairros da área de cobertura do Centro de Saúde Paulo de Melo Machado. O objetivo é estimular as iniciativas de combate aos ambientes de proliferação do mosquito e propor ações integradas do poder público com o povo para impedir o avanço do quadro de epidemia na região e na cidade. O bairro do Monte Castelo já tem um dos maiores índices de infestação do mosquito em Fortaleza (7,04), com vários casos de pessoas acometidas por uma doença que pode até matar.
Ações
Uma das iniciativas do Comitê será propor que a Prefeitura, através dos Agentes Sanitaristas e dos Agentes Comunitários de Saúde, observe nas visitas domiciliares uma lista de itens que incluam a existência de água servida na rua, imóveis sem calçada, pontos de lixo e/ou entulho, ambiente sem saneamento, área sem encanamento de água, terrenos e imóveis abandonados, produzindo relatórios periódicos e um mapa de risco que possibilite ações de fiscalização, notificação e correção de situações eventualmente irregulares.
Outra iniciativa será a articulação de um grupo de ação, com a participação de religiosos (as), educadores (as), militantes sociais, comerciantes, esportistas, artistas, comunicadores (as), entre outros (as), com o objetivo de influenciar a população da região para que mude seus hábitos em relação ao meio ambiente, evitando situações domiciliares ou urbanas que propiciem a proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença.
Também deve ser feita a sugestão de criar um mapa social que identifique locais públicos e de uso público (escolas, postos de saúde, repartições, fábricas, sindicatos, comércios, espaços de celebração, campos de futebol, praças, lan houses…), articulando iniciativas que considerem os identificados em uma rede local de combate à dengue que use os meios disponíveis na região para mobilizar pessoas em torno de boas práticas ambientais e urbanas.
Os moradores ainda vão elaborar uma agenda de atividades gerais e as entidades e instituições presentes serão estimuladas a tomarem iniciativas em seus espaços de atuação. O encontro vai terminar com a escolha de uma comissão para coordenar e animar os trabalhos do comitê que, espera-se, dure até o dia 30 de julho, próximo.
De Fortaleza,
Aguinaldo Aguiar