Sem categoria

Yuri Gagarin: o herói russo

Em 1960, o russo Yuri Gagarin (Kluchino, 9 de março de 1934 — Kirjatch, 27 de março de 1968) foi um dos 20 pilotos selecionados para integrar o programa espacial soviético. Em 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Ele esteve em órbita durante 108 minutos.

Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda do MiG-15 que pilotavam.

Apenas em abril deste ano, 43 anos após o acidente, e em meio às comemorações na Rússia do histórico voo de Gagarin, as autoridades trouxeram a público documentos classificados como 'segredo de Estado' da época.

Em entrevista à imprensa, o chefe dos arquivos do Kremlin, Alekandr Stepanov, colocou um ponto final nas especulações e teorias sobre a morte do herói nacional russo. De acordo com o documento até então desconhecidos, a brusca manobra feita por Gagarin a bordo do jato para desviar do que seria uma sonda, fez com que a aeronave ficasse em condições críticas de estabilidade e caísse.

Como sinal da importância do fato, estas conclusões foram inscritas num decreto do Comitê Central do Partido Comunista da URSS, com data de 28 de novembro de 1968, e sob o selo de "segredo de Estado".

Em homenagem aos 50 anos do feito histórico de Gagarin, o Prosa, Poesia e Arte publica uma poesia de Jose Medeiros da Silva*, escrita no último 12 de abril, sobre o herói russo.


Camarada Yuri Gagarin

Os feitos de Yuri Gagarin,
São nossos…

Heranças dos sonhos de uma ancestralidade,
talvez remota…

Os feitos de Yuri Gagarin,
São nossos…

Pedaços de nave-ferro
que correm veias
saltam sonhos
e voam em nossas veias proletárias ….

Os feitos de Yuri Gagarin,
Trabalhos de muitos,
São nossos…

Lembremos Yuri Gagarin, camaradas.

 

* Jose Medeiros da Silva é doutor em Ciencia Politica pela USP e mestre em Semiótica pela PUC São Paulo. Atualmente, professor de Português na Universidade de Estudos Internacionais de Xi`an China.