Documentários do Canal 100 serão restaurados
Uma boa notícia para os fãs de cinema e futebol: o site que detém os direitos do Canal 100 e o Ministério da Cultura (Minc) firmaram uma parceria para a restauração de todos os filmes do antológico cinejornal.
Publicado 14/04/2011 16:25
O Canal 100 durou por cinco décadas, de 1959 a 1986, e revolucionou o modo de ver futebol, mostrando na tela grande do cinema lances inesquecíveis do esporte.
Alexandre Niemeyer, diretor do Canal 100, explica que a motivação para o restauro é a possibilidade de exibir este material no período da Copa do Mundo de 2014. Niemeyer também desmentiu informação veiculada pela imprensa de que o acervo teria sido "comprado" pelo Minc.
O acervo está agora sob a guarda e supervisão da Cinemateca Brasileira, que se encarregará do meticuloso trabalho de sua recuperação e conservação.
Segundo a assessoria de comunicação da Cinemateca, "são milhares de latas com materiais em película, que serão avaliados, recondicionados em novos estojos e armazenados em câmaras de preservação, além de catalogados".
Só após estas etapas, explicam os responsáveis, será possível oferecer alguma forma de acesso às imagens. O cuidado se justifica, diz a Cinemateca, para garantir a integridade de um acervo de grande importância para a cultura nacional.
Conheça o site do Canal 100 (www.canal100.com.br)
Fonte: Portal Copa 2014