Governo do Ceará prepara construção do terceiro hospital regional
O novo hospital regional atenderá os municípios do Sertão Central e Inhamuns.
Publicado 11/04/2011 10:57 | Editado 04/03/2020 16:31
Depois da inauguração do Hospital Regional do Cariri (HRC), na última sexta-feira (08/04), o Governo do Estado discute nesta segunda-feira, dia 11, a localização do hospital regional do Sertão Central e Inhamuns, em reunião do governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, com prefeitos, coordenadores regionais de saúde, secretários municipais de saúde, vereadores, conselheiros municipais de saúde dos 20 municípios que serão atendidos pelo terceiro hospital regional que será construído no interior do Ceará.
Para conquistar o apoio dos participantes da reunião, as cidades de Boa Viagem, Canindé, Quixadá, Quixeramobim e Tauá, candidatas a sediar o novo empreendimento do Governo do Estado na área da saúde, farão a defesa de suas propostas, a partir das 17 horas, no auditório do Centro de Convenções, Avenida Washington Soares, 1141, Edson Queiroz.
Com o futuro equipamento de saúde, o Ceará ganhará, em uma mesma gestão, os três primeiros hospitais públicos de grande porte do interior do Estado – o Hospital Regional do Cariri, inaugurado no dia 8 de abril, o Hospital Regional da Zona Norte, em Sobral, com inauguração prevista para o mês de agosto, e o hospital regional que atenderá os municípios do Sertão Central e Inhamuns. Na reunião de segunda-feira também serão discutidos detalhes sobre o perfil e dimensionamento do novo hospital, de acordo com as necessidades de assistência hospitalar terciária dos municípios da região. A partir daí, terão início a elaboração do projeto e o processo para realização da obra.
A cobertura do novo hospital atinge a população de 612.377 habitantes dos 20 municípios da 5ª, 8ª e 14ª microrregiões de saúde. Atualmente, as microrregiões de saúde do Ceará são agrupadas em três macrorregiões – Fortaleza, Sobral e Cariri – cada uma com suas unidades de referência em assistência terciária. Com a construção do novo hospital regional, a Secretaria da Saúde criará a quarta macrorregião de saúde, garantindo melhor acesso aos serviços de saúde, com assistência terciária mais perto da população. Com os três hospitais regionais, o Governo do Estado levará ao interior serviços que atualmente, na rede pública, são realizados apenas na Capital, como a ressonância magnética, para dar qualidade à assistência clínica e cirúrgica de alta complexidade.
Fonte: Sesa
Leia também:
Governo do Ceará prepara construção do terceiro hospital regional