Brasil foi principal destino de investimentos chineses em 2010
Com 13,7 bilhões de dólares investidos em 2010, o Brasil se tornou o principal destino de investimento da China, de acordo com um levantamento da entidade norte-americana Heritage Foundation. O número exclui títulos públicos e investimentos de menos de 100 milhões de dólares. As informações foram divulgadas pela BBC Brasil.
Publicado 11/04/2011 13:55
- Viagem de Dilma ajuda a fortalecer relação Brasil-China e Bric
- China voltará a ser o maior importador do Brasil 2011, diz Ipea
Com esse dado, o Brasil passa a ser o terceiro destino de investimentos diretos chineses quando se considera o valor acumulado entre 2006 e 2010. Austrália e Estados Unidos continuam sendo os principais alvos dos recursos da China nessa contagem mais ampla.
"O Brasil foi o grande destaque de 2010. E o perfil dos investimentos segue o padrão que vem se mostrando recorrente no resto do mundo: chineses em busca de acesso a recursos naturais. O investimento chinês é definitivamente liderado pela busca por commodities", afirmou Derek Scissors, pesquisador do Centro de Estudos Asiáticos da entidade, com sede em Washington.
Os investimentos chineses no exterior vêm aumentando nos últimos anos. De 2006 até 2010, passaram de 21,2 bilhões para 59 bilhões de dólares, segundo o Ministério do Comércio. Nesse período, a Austrália recebeu o maior volume, cerca de 34 bilhões de dólares e os EUA, 28,1 bilhões de dólares. Nigéria, Irã e Brasil aparecem em terceiro, com praticamente o mesmo volume acumulado, cerca de 15 milhões.
Para aumentar o comércio bilateral com a China e diversificar sua carta de exportação, a presidente, Dilma Rousseff, viajou a Pequim, em sua primeira viagem oficial. Um dos desafios de Dilma é criar bases para investimentos chineses em setores considerados estratégicos para o Brasil e que tenham mais alto valor agregado.
Fonte: Opera Mundi