Esporte Adaptado abre inscrições para deficientes visuais

As aulas são realizadas aos sábados, das 16h às 17h30

O Programa Esporte Adaptado da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) de Fortaleza está com inscrições abertas para os deficientes visuais que desejam praticar futsal, nas categorias B1 (a qual os jogadores usam vendas), e B2/B3 (não é necessário o uso de vendas). As inscrições podem ser realizadas com o professor David Xavier, no telefone 8839.2362, e na Associação dos Cegos do Estado do Ceará (Rua Odilon Soares, 39 Farias Brito), das 14 às 17h. Os atletas poderão se inscrever até o final do mês de abril.

Quinze alunos já freqüentam as aulas, que são realizadas aos sábados, das 16h às 17h30, no Colégio Estadual Joaquim Nogueira (Rua Moreira de Souza, 327, Parquelândia). O Programa Esporte Adaptado funciona desde 2010 e vem ajudando a promover espaços de socialização para as pessoas com deficiência, através de atividades físicas recreativas e de lazer.

Uma média de duzentos alunos participa de atividades de musculação, futsal para deficientes visuais, basquete para cadeirantes e natação em quatro núcleos da cidade. Para o professor do núcleo do Joaquim Nogueira, David Xavier, ainda há uma grande necessidade de espaços para a prática esportiva das pessoas com deficiência. ”É fundamental a interação da pessoa com deficiência visual e o esporte”, afirma o professor. Além de futsal para deficientes visuais, o programa conta ainda com um núcleo de futsal para os portadores de síndrome de down.

Saiba mais

Com relação as categorias, a categoria B1 é indicada para atletas que tem cegueira total ou pouca percepção. Na regra todos jogam vendados e é totalmente adaptado para pessoas cegas. Já a categoria B2 e B3 são compostas por atletas que tem uma percepção conforme a luz e não necessitam usar vendas.

Serviço

Inscrições de futsal para deficientes visuais: As inscrições com o professor David Xavier, no telefone 8839.2362, e na Associação dos Cegos do Estado do Ceará (Rua Odilon Soares, 39 Farias Brito), das 14 às 17h.

Fonte: Secel