Mulheres amazonenses participaram do Enamb, em Brasília

O II Encontro da Articulação de Mulheres Brasileiras (Enamb), que se encerrou ontem (2), em Brasília, destacou a importância dos movimentos feministas existentes na América Latina. O objetivo do encontro foi discutir a causa das mulheres no governo Dilma e medir o crescimento da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e seu processo de estadualização.

UBM lembra governo dos compromissos assumidos com as mulheres
Aproximadamente 620 ativistas de 23 estados participaram dos quatro dias de atividades do Enamb e aprofundaram o debate sobre as políticas públicas de mulheres. Os programas desenvolvidos pelo governo federal, a violência contra as mulheres e o racismo foram alguns dos assuntos discutidos ao longo do encontro.

A União Brasileira de Mulheres (UBM), uma das principais entidades do movimento feminista no país, esteve presentes com militantes do Amazonas, Paraíba, Pará e Santa Catarina. Mulheres dirigentes de associações comunitárias, sindicatos e de vários outros movimentos também compareceram no Enamb.

A coordenadora estadual da UBM no Amazonas, Vanja Santos, destacou a importância da troca de experiência na atividade. “Convivemos com mulheres de muitos estados e conhecemos um pouco o que vem se desenvolvendo fora do Amazonas. Isso nos ajuda a buscar soluções novas para alguns problemas que se materializam com característica própria no nosso estado e ensinamos também com a nossa experiência”, disse.

De Brasília,
Antonia Baracho