Encontro de negros, negras e cotistas da UNE será em maio
A diretoria de Combate ao Racismo da UNE abre as inscrições para o 3º Encontro de Negros, Negras e Cotistas da União Nacional dos Estudantes (Enune) que acontece entre os dias 20 a 22 de maio na Escola de Arquitetura no Campus Federação da UFBA em Salvador (BA).
Publicado 30/03/2011 22:27
Encontrando nas políticas de ações afirmativas, dentre elas as cotas raciais, um importante instrumento de reparação de exclusão sofrida pelos negros e negras do nosso país, a UNE promove o encontro visando avaliar e compreender os desafios ainda existentes apontando as perspectivas para o seu aprofundamento.
“O Enune chega em sua 3ª edição sendo o maior encontro de estudantes negros e negras do Brasil e com o intuito de aprofundar ainda mais as discussões sobre as reservas de cota para afro descendentes no ensino público”, afirma o diretor de Combate ao Racismo da UNE, Clédisson Júnior.
Segundo Clédisson, discutir a questão social dentro das universidades e agregar estudantes que nunca participaram do encontro é uma forma de ampliar as perspectivas de combater o racismo e promover a igualdade no acesso e permanência no ensino superior brasileiro. “É importante conhecer a realidade da influência negra. Intervir na discussão, participar e intercambiar as experiências, conhecendo as outras realidades Brasil afora”.
Programação
As atividades estão estruturadas a partir de três eixos fundamentais: o eixo político, o eixo acadêmico e o eixo artístico-cultural. No eixo político, a proposta está assentada na realização dos grupos de debates (GD) como forma de promover a atualização e a consolidação das bandeiras que são estratégicas ao conjunto da juventude negra brasileira.
O eixo acadêmico trará apresentações de produções científicas que tenham centralidade nas discussões sobre as políticas de ações afirmativas que, previamente encaminhadas, passarão pela avaliação de uma comissão julgadora.
E o eixo artístico-cultural, que pretende revelar a riqueza da cultura afro-brasileira, através do trabalho realizado por artistas, ou grupos destes, levando em consideração suas produções em diversas manifestações artísticas.
Inscrições de trabalho
Graduandos, graduados das áreas de concentração das ciências sociais e ciências humanas e participantes de projetos de pesquisa financiados ou de práticas investigativas institucionais podem inscrever seus trabalhos. Para isso, basta enviá-los, via e-mail, entre os dias 21 de março e 21 de abril para a Comissão Organizadora (iiienune@gmail.com), que irá divulgar os selecionados no dia 1º de maio. Consulte o site da Diretoria de Combate ao Racismo da UNE e verifique as especificações do envio.
Inscrições
As inscrições para o 3º ENUNE estarão abertas até o dia 1º de maio. Para se inscrever é fácil, após pagar uma taxa de R$ 30,00, o estudante terá que preencher o formulário de inscrição no site da Diretoria de Combate ao Racismo e enviar o comprovante de pagamento para o e-mail iiienune@gmail.com, lembrando que o comprovante também terá de ser apresentado durante o credenciamento no local.
Os estudantes contarão com o alojamento em salas com capacidade superior a 700 participantes, com uma estrutura que conta com banheiros e chuveiros masculinos e femininos. As refeições também estão inclusas com café da manhã, almoço e jantar durante o período da programação do encontro e uma equipe de segurança irá garantir a tranquilidade do evento.
Dados para o depósito:
Banco Bradesco – Agência: 3421-5 – Conta Poupança: 0033960-1
Nome: Cledisson Geraldo dos Santos
Serviço:
3º Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE
Data: 20 a 22 de maio de 2011
Local: Escola de Arquitetura no Campus Federação da UFBA
(Rua Caetano Moura, 121. Federação – Salvador/BA)
Mais informações: http://unecombateaoracismo.blogspot.com
Valor: R$ 30,00
Fonte: Estudantenet