Chávez realiza visita ao Uruguai para aprofundar relações
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, realiza nesta quarta-feira uma visita ao Uruguai para aprofundar as relações de cooperação e solidariedade. Ele e seu colega e anfitrião, José Mujica, passarão em revista o andamento dos acordos bilaterais.
Publicado 30/03/2011 05:33
Ambos os mandatários manterão um encontro privado na residência presidencial em Montevidéu, antes da reunião entre ministros de ambas as partes, assinarão acordos e darão uma coletiva de imprensa.
Os dois presidentes assistirão a uma apresentação da Orquestra Juvenil e Infantil José Artigas.
Chávez participará de um encontro com estudantes, trabalhadores e movimentos sociais a favor da Paz e da integração dos povos no auditório Salvador Allende da Faculdade de Medicina da Universidade da República.
"É preciso concretizar algumas coisas, tratar de melhorar as relações; é uma viagem meio relâmpago, de apenas um dia”, comentou Mujica numa entrevista na televisão.
Ele assinalou a importância de que o Senado paraguaio aprove a entrada da Venezuela no Mercosul.
"É importante para nós e para o Paraguai, porque contribui para mitigar a assimetria natural que existe no Mercosul entre os pequenos e grandes países (Brasil e Argentina)", comentou.
Raúl Sendic, dirigente da empresa estatal petrolífera uruguaia Ancap, adiantou à imprensa que as conversações entre Chávez e Mujica incluirão a assinatura de um acordo de associação para explorar dois poços petrolíferos da faixa do Orinoco, rio venezuelano.
O convênio representará um investimento de US$ 1,5 milhão e criará uma empresa mista entre a Ancap e Petróleos de Venezuela (Pdvsa).
Chávez realiza um giro sul-americano que se iniciou na Argentina e continuará na Bolívia e Colômbia.
Prensa Latina