Demandas dos estudantes devem ser atendidas, diz Lucia Antony
A vereadora Lucia Antony pediu (PCdoB), nesta terça-feira (29/03), que o prefeito Amazonino Mendes escute os clamores do movimento estudantil a favor do passe livre e contra o aumento da tarifa de ônibus em Manaus.
Publicado 29/03/2011 17:27 | Editado 04/03/2020 16:12
A parlamentar participou da manifestação realizada, hoje, por milhares de estudantes que percorreram várias ruas da cidade até à Prefeitura de Manaus, na Compensa, para denunciar o reajuste da tarifa que deverá subir dos atuais R$ 2,25 para R$ 2,75. O protesto faz parte da semana da Jornada Nacional de Lutas da UNE (União Nacional dos Estudantes) , UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), UMES e ANPG (Associação Nacional dos Pós Graduandos).
Lucia Antony, também, intermediou uma reunião das lideranças estudantis com a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que se colocou favorável a receber a pauta dos estudantes que são contra o aumento da tarifa de ônibus, a favor do passe livre e querem a destinação de 10% do Orçamento e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação. “Não aceitamos que o Brasil seja O país que menos investe em Educação”, destacou Yann Evanovich, presidente da Ubes.
Lucia Antony, que é autora do pedido de realização de uma audiência pública para debater a qualidade do transporte público e a nova tarifa para Manaus, criticou o aumento proposto pela Prefeitura, ressaltando que os maiores prejudicados vão ser os estudantes e os trabalhadores. “Entendemos que esse aumento é abusivo. Muitos pais e alunos vão ter dificuldades para pagar esse valor exorbitante”, disse.
Educação
A vereadora Lucia Antony defendeu que, ao invés de aumentar a tarifa do transporte coletivo, o Poder Público deveria aumentar os recursos para preparar o futuro dos jovens. Ela defendeu que, com o crescimento da economia, o País passe a investir mais em Educação que, hoje, é precária. “Temos que preparar nossa juventude para o mercado de trabalho, inclusive, no competitivo mercado internacional”, falou.
De Manaus,
Anwar Assi