Fortaleza: Comunistas comemoram com entusiasmo 89 anos do PCdoB

A Câmara Municipal de Fortaleza, atendendo ao requerimento da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) realizou na última sexta-feira (25), Sessão Solene em homenagem aos 89 anos do Partido Comunista do Brasil. Participaram do evento o senador Inácio Arruda; o deputado estadual Lula Morais; o representante do PMDB, Francisco Barroso; além de secretários da Prefeitura de Fortaleza, lideranças comunitárias, estudantis, sindicais e diversos militantes do Partido.

Aniversário PCdoB em Fortaleza

Viva o Partido Comunista do Brasil! Dizia a militância entusiasmada na comemoração dos 89 anos do Partido. O evento inaugurou a nova sede do Comitê Municipal de Fortaleza, que fica localizada em avenida histórica de Fortaleza e que até hoje é corredor para manifestações dos movimentos sociais: a Avenida da Universidade. A noite de festa do PCdoB também foi marcada pela alegria e pelo reencontro enternecido dos comunistas.

A vereadora Eliana Gomes, em pronunciamento relembrou a história do partido e fez referência a bandeiras como a defesa da soberania dos povos e justiça social. Eliana defendeu a importância de serem esclarecidos episódios ocorridos durante o Regime Militar e lembrou em seu discurso, militantes do PCdoB. “Como lembrança do combate pela liberdade ao longo da história do PCdoB, dedico este pronunciamento aos homens e mulheres que tombaram na Guerrilha do Araguaia, entre eles e elas, os cearenses Bergson Gurjão, Jana Barroso e Custódio Saraiva, sem esquecer muitos comunistas e combatentes de toda ordem que tiveram a liberdade privada, o corpo torturado nos porões da ditadura”. Eliana finalizou dedicando o momento ao militante comunista Enéas Arruda e o definiu como um grande lutador em defesa das causas populares.

O presidente do Comitê Municipal, Luís Carlos Paes inaugurou simbolicamente a Sede do Comitê Municipal e com palavras emocionadas destacou a relação do PCdoB na defesa do povo trabalhador. “Foram inúmeras e intensas lutas para alcançar os objetivos do povo trabalhador e é por isso que o PCdoB é o partido da nação brasileira”, exaltou. Luis também enfatizou o Projeto Nacional de Desenvolvimento e reforçou as propostas do PCdoB para a nação. “Nosso Partido, com o Programa Socialista aprovado no último Congresso, tem a tarefa de fazer com que o Brasil se desenvolva e se fortaleça com as reformas”, defendeu.

Com palavras inflamadas, o Senador Inácio Arruda saudou os participantes e também reforçou o histórico do Partido pontuando os desafios comunistas na atualidade. “O PCdoB tem a capacidade de examinar a realidade e com isso contribui para o crescimento do Brasil”. Inácio reforçou questões cruciais para que as forças progressistas possam fazer o Brasil avançar. “É preciso desenvolver a nossa economia, retirar a política econômica da mão dos banqueiros e rentistas. É assim que vamos conquistar o socialismo, mudando a estrutura”, completou.

A primeira presidente do PCdoB no Ceará pós-legalização, Gilse Cosenza, relembrou o período em que chegou ao Estado e como aqui foi recebida. “Tínhamos a tarefa de reerguer o Partido no Ceará porque na ditadura militar todos os dirigentes tinham ‘caído’. Chegando aqui, ficamos encantados com o carinho e a solidariedade do povo cearense. Hoje eu volto e fico feliz de comemorar os 89 anos do Partido com vocês, em uma Sessão Solene aprovada por unanimidade dos vereadores na Câmara Municipal”, comemorou.

O vereador Antônio Henrique (PTN), finalizou a Sessão congratulando o PCdoB pela sua atuação e contribuição nas lutas sociais e declarou sentir-se honrando por presidir a solenidade em homenagem ao Partido. “Fico feliz por compartilhar esse momento com vocês e reconheço o PCdoB como uma referência nas lutas em defesa das nobres causas sociais”, afirmou.

Após as intervenções foram lidos dois cordéis em homenagem a Gilse Cosenza de autoria das cordelistas Rita Lisboa e Ivete Barros. O grupo EMFLOR fez uma apresentação cultural tocando músicas como “Caminhando e Cantando” de Geraldo Vandré e depois a militância reuniu-se para cantar os parabéns e saudar os 89 anos do Partido Comunista do Brasil.


De Fortaleza,
Ivina Carla (acadêmica de Jornalismo e membro da Comissão Estadual de Comunicação do PCdoB/CE)