Crateús discute Educação afro-brasileira e africana

A Secretaria da Educação e o Conselho Municipal de Educação de Crateús (CME) realizaram no dia mundial pela eliminação e combate ao racismo (21 de março), o I Seminário do Ensino da Cultura Afro-Brasileira e Africana de Crateús.

Encontro Crateús

 A iniciativa é fruto da necessidade de atender o cumprimento da lei 10639/2003 e da resolução nº 0019/2011 do conselho municipal de educação. Na atual legislação a cultura afro-brasileira e africana é componente curricular obrigatório na rede de ensino, da educação infantil aos cursos de formação de professores nas universidades, especialmente nas disciplinas de história, literatura, artes e geografia.

Estimular o debate em torno da questão da diversidade multicultural e plurietnica e de combate ao racismo no âmbito da escola também foi o objetivo do momento. Estiveram presentes cerca de 150 educadores de Crateús e região, como também, representantes dos conselhos municipais e representantes do movimento negro do estado do ceará.

Dentre os dispositivos apontados pela resolução para a efetivação do ensino da cultura afro-brasileira destaca-se a criação de um núcleo de estudos e coordenação pedagógica e do plano institucional da secretaria de educação.

Dentre os temas debatidos: A Organização do Movimento Negro no Ceará (Professora Antonia Vieira do Nascimento); A Antropologia Africana (Professora Sonia Sales); Os Aspectos Legais do Ensino Afro-Brasileira e Africana (Professora Ivone Soares da Silva) e a Cultura Afro-Brasileira e Africana no Currículo Escolar, palestrante José Hilário Ferreira Sobrinho.

Os resultados do encontro foram avaliados como um passo importante na concretização de uma educação pública voltada para a diversidade cultural e respeito a cultura negra.

Estiveram presentes ao encontro o Prefeito Municipal, Carlos Felipe Saraiva Bezerra; o Secretário da Educação, Antonio Mauro Rodrigues Soares; o Presidente do Conselho Municipal de Educação, José Nilton Alves Pereira Júnior; a Coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Diva Medeiros; o Representante do Poder Legislativo, Vereador Antonio Luiz Lopes Mourão Júnior e do Professor Palestrante, José Hilário Ferreira Sobrinho.

Fonte: Prefeitura de Crateús