UJS mobiliza estudantes da Bahia para a Jornada de Lutas 2011
Mobilizar os estudantes de todo a Bahia para a Jornada de Lutas 2011 da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União dos Estudantes da Bahia (UEB), que acontece nesta quinta-feira (24/3), foi uma das principais deliberações da plenária estadual da União da Juventude Socialista (UJS), realizada neste final de semana. A concentração para a jornada está marcada para às 9h, no Campo Grande, em Salvador, de onde sai em direção à Praça Municipal.
Publicado 21/03/2011 15:01 | Editado 04/03/2020 16:19
Este ano, a Jornada de Lutas das entidades estudantis terá como centro do debate o Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente no que se refere ao financiamento. Com o slogan "Por um PNE que esteja a serviço do Brasil", os estudantes vão exigir que 10% do PIB nacional e 50% do Fundo Social do Pré-sal sejam investidos em Educação, além de alertar a presidenta Dilma Rousseff para o descontentamento do movimento estudantil para o corte de verbas para a educação.
Plenária estadual
A plenária da UJS começou na sexta com um debate sobre conjuntura política, que contou com a exposição do professor da Escola Nacional do Partido, Elias Jabbour. No sábado, os jovens socialistas discutiram a importância das conferências estadual e nacional da Juventude para a construção de políticas públicas para o segmento no Brasil, além de participarem do ato de repúdio à visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao país, convocado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Bahia.
No entanto, o tema central dos debates na plenária foram as disputas nos congressos da UNE e UEB, que acontecem na metade do ano. “Colocamos no centro da questão o debate sobre o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, que vai guiar nossa atuação nas disputas nestes congressos, nos diferenciando das demais forças. Conversamos com os militantes sobre a necessidade de a UJS ser a principal e a maior força do movimento estudantil brasileiro e que para isso é necessário permanecer à frente das entidades estudantis”, informou o secretário estadual de Organização da UJS, Leandro Silva.
“Vamos mobilizar a militância em toda a Bahia para chegar onde ainda não chegamos, com a disputas nas grandes universidades no estado, que são os centros do movimento estudantil”, ressalta Silva.
O secretário de Organização da UJS avalia ainda que a plenária foi bastante positiva. “O ambiente mostrava isso, pois teve a participação de representantes dos principais cidades do interior, com destaque para aquelas que possuem universidades. A plenária cumpriu o papel de sintonizar a política da UJS no estado”, concluiu o dirigente.
De Salvador,
Eliane Costa