Curso capacita dirigentes de organização do PCdoB/CE

Cerca de 40 dirigentes municipais do PCdoB no Ceará participaram, neste final de semana, do Curso de Capacitação para Secretários de Organização. Os participantes discutiram a política e a organização do partido em preparação para o processo de conferências que acontecerá este ano.

PCdoB Ceará

O Curso de Capacitação para Secretários de Organização foi organizado pela Secretaria de Organização do Comitê Estadual do PCdoB e contou com dirigentes do partido em Fortaleza e mais 13 municípios. A programação se estendeu por todo o final de semana. A primeira palestra foi sobre “A política do PCdoB, Programa Socialista – Estratégia e Tática”, proferida pelo Presidente do PCdoB/Fortaleza, Luis Carlos Paes. A exposição seguinte foi feita pelo Secretário Estadual de Organização, Abel Rodrigues, que abordou “A nova política de organização”. Já Viviane Rodrigues, responsável pelo Departamento Estadual de Quadros, falou sobre “Funções e Feições dos Secretários de Organização”.

Os participantes debateram os temas abordados, relataram suas experiências e chamaram atenção para algumas questões que consideram de grande relevância. Dentre Entre as questões ressaltadas está a necessidade de ser dada atenção especial ao processo de conferencias que se realizará em 2011, ocasião em que o partido estabelecerá um plano de ação para os próximos dois anos e renovará suas direções municipais e a direção estadual. Também mereceu destaque especial o planejamento da ação política do partido em cada cidade para 2011 e 2012, em especial a preparação para a eleição municipal, quando o PCdoB pretende ampliar sua representação política nas prefeituras e câmaras municipais. Ao mesmo tempo a ação política dos comunistas deverá reforçar a atuação da militância no movimento social e no debate de ideias. Por fim gestão dos quadros partidários no plano municipal também será prioridade na ação do partido, que buscará o fortalecimento e a consolidação das direções muncipais.

Segundo Viviane Rodrigues o curso foi marcado pelo entusiasmo dos participantes e prevaleceu um clima de otimismo e muita disposição para o trabalho partidário. A dirigente comunista informou ainda que várias intervenções ressaltaram a importância de iniciativas e a justeza do investimento sistemático na formação dos quadros responsáveis pela frente de organização. “O sucesso foi tamanho que também foi proposto que o mesmo curso fosse reproduzido em algumas regiões de forma a assegurar que um número maior de camaradas dedicados à estruturação partidária possa participar”, concluiu Viviane.

De Fortaleza,
Inácio Carvalho (com informações de Viviane Rodrigues)