Vereadores debatem tempo de espera nas filas de supermercados
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), realizou nesta segunda-feira (14/03), na sala de Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Fortaleza, reunião para debater o Projeto de Lei que propõe a limitação nas filas de super e hipermercados. Participaram da discussão entidades do setor empresarial, sindicatos, DECON, PROCON e o deputado federal Chico Lopes (PCdoB).
Publicado 15/03/2011 11:20 | Editado 04/03/2020 16:32
Durante o encontro foram apontadas algumas questões sobre o tempo, a segurança e a necessidade de materializar a Lei em Fortaleza de forma que seja consenso entre as diversas partes envolvidas no processo. Para Eliana Gomes, a ideia de realizar o encontro é uma tentativa de formular uma proposta e apresentá-la em audiência pública que deverá debater o tema. “Esse projeto deve ter o olhar de todos para que a Lei alcance a população de Fortaleza”.
Os representantes do setor empresarial defenderam não ser possível tratar o projeto como a mesma determinação que usada para regulamentar o tempo dos serviços bancários. Segundo Patrícia Xavier, a limitação das filas ainda é um processo delicado porque deve-se prever algumas situações desagradáveis que acontecem quando o usuário chega ao caixa. “O cancelamento da conta e problemas com cartão, por exemplo, são problemas que congestionam as filas e devemos tratar essa questão para não constranger o consumidor”, frisou.
João Ricardo, presidente do PROCON de Fortaleza, criticou algumas medidas tomadas pelos comerciantes como a disposição de caixa-rápido para trinta volumes. “Esse número é equivalente a uma cesta básica. É preciso repensar como são esses caixas- rápido”, ponderou. Elizeu Rodrigues, diretor da Federação dos Trabalhadores do Comércio (FETRACE), também apontou que o trabalhador que recebe o dinheiro no caixa não pode ser o mesmo responsável pelo empacotamento do produto. “Infelizmente os comerciantes ainda não respeitam a regulamentação que define a cada três caixas deva-se ter dois empacotadores e essa realidade é ainda mais agravante quando o próprio caixa faz o papel do correspondente bancário”, analisou.
A reunião teve como encaminhamento principal a formação de uma comissão para visitar os supermercados e hipermercados com finalidade de constatar a periodicidade média das pessoas por filas nos caixa e seu tempo de espera. O presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), Anibal Feijó, informou que a entidade realizará uma reunião com os associados para discutir o Projeto de Lei e propor alterações. A vereadora Eliana Gomes sugeriu que a partir do encontro da ACESU seja realizada nova discussão sobre o tema, com a sistematização das propostas oriundas da reunião.
Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)