Gestando a emancipação, mulheres realizam curso em BH
Foi com quadros da comunista e pintora mexicana Frida Kahlo que a deputada federal Jô Moraes expôs sua aula no I Curso de Formação Política sobre questão da mulher. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (14) no Centro de Referencia do Professor.
Publicado 15/03/2011 10:53 | Editado 04/03/2020 16:50

A evolução do papel da mulher na sociedade foi o tema ministrado por Jô Moraes. Cerca de setenta pessoas (entre elas, 20 homens) assistiram atentos sobre a caminhada histórica da mulher e a construção de sua identidade.
A parlamentar fez uma ampla analise histórica sobre a participação da mulher na sociedade. Durante a revolução industrial surge uma novidade que parecia salvar as mulheres da trindade de lavar, passar e cozinhar. Porem junto com a incorporação das mulheres na linha de produção nasce à disparidade dos salários e a conseqüente desvalorização de toda a classe trabalhadora, apontou a deputada.
Sexo Frágil?
Descontruir a subordinação da mulher, a fragilidade e limitações são uns dos maiores desafios da sociedade afirma Jô Moraes. “Acaso é mais fraca uma mulher que carrega litros e litros de água por quilômetros para alimentar sua família?” pergunta, provocando. Sobre a diferença entre homens e mulheres a parlamentar é taxativa “As diferenças não podem determinar uma relação de desigualdade. É na singularidade que construiremos os avanços” disse.
O papel dos socialistas foi reforçado pela deputada que expôs alguns pensamentos do ideólogo alemão, Friedrich Engels e apontou o grande avanço das mulheres depois da revolução Russa em 1917. O avanço do pensamento progressista é o que garantirá a evolução do papel da mulher no pensamento da deputada comunista “Não existe separação entre a luta das mulheres e a luta do povo”afirma Jô.
Para a Secretária de Mulheres do PCdoB mineiro, Renata Rosa o I Curso sobre o papel da mulher é uma iniciativa rica que deve gerar frutos. “Temos um grande desafio agora com o primeiro governo de uma mulher. É um importante momento para refletirmos sobre a participação da mulher nos espaços públicos e nos movimentos políticos” apontou. Depois da intervenção de Jô Moraes foi exibido o Filme Acorda Raimundo, que aborda conflitos e violência de uma família operária.
O curso sobre o papel da mulher acontecerá até o dia 28 de março.
De Belo Horizonte,
Pedro Leão
PROGRAMAÇÃO
21/03 – MODULO II – PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES:
Expositora: Renata Rosa Secret. Estadual de Mulheres do PC do B.
Unidade I – A importância da participação política das mulheres;
Unidade II – A sub-representação da mulher nos espaços de poder e decisão;
Unidade III – O partido político como instrumento de participação.
28/03 – MÓDULO III – DESAFIOS E PERSPECTIVAS POR MAIS ESPAÇOS DE PODER PARA AS MULHERES:
Expositora: Carmélia Viana Coordenadora da UBM em Minas Gerais
As aulas serão sempre às segundas feira, no horário de 18h30 às 21h30.
LOCAL: Rua Tupinambás, 179, 14º andar Centro.