Sem categoria

Governo líbio aceita receber equipe humanitária da ONU

O governo líbio aceitou receber uma equipe das Nações Unidas para avaliar as necessidades existentes nesse país em matéria humanitaria, anunciou o escritório do porta-voz oficial da ONU, Martin Nesirky. A disposição das autoridades de Trípoli foi manifestada ao secretário- general da organização mundial, Ban Ki-moon, pelo chanceler da Líbia, Musa Kusa, durante uma conversação telefônica no domingo (6).

O tema da situação humanitária na Líbia, em particular dos trabalhadores migrantes, foi analisado pelos dois dirigentes, segundo o porta-voz. Nesse sentido, o titular da ONU instou as autoridades líbias a garantir a segurança de todos os estrangeiros e a permitir o acesso das organizações humanitárias, o que foi aceito pelo ministro das Relações Exteriores.

Igualmente, reclamou o fim das hostilidades e o cumprimento da resolução 1970 aprovada na semana passada pelo Conselho de Segurança da ONU. Esse documento determinou o fim da violência na Libia, pede para avançar para a solução das demandas de seu povo e decretou uma série de sanções contra o país.

A resolução também estabeleceu o embargo no abastecimento direto e indireto, a venda e a transferência de armamentos e outros materiais bélicos, proibiu as viagens e congelou os bens no exterior do líder libio Muamar Gadafi e de vários dirigentes de seu governo.

O porta-voz da ONU também anunciou que Ban Ki-moon designou o chanceler da Jordânia, Abdelilah Al-Khatib, como seu enviado especial para a Líbia, com a missão de estabelecer contato com o governo líbio de outros países da região.

O emissário viajará nos próximos dias à sede da ONU em Nova Iorque antes de se deslocar para a Líbia.

Fonte: Prensa Latina