Vanessa faz apelo em favor de concursados de autarquias

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fez um apelo em Plenário à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e à presidente Dilma Rousseff para que aprovados em concursos públicos da Receita Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Banco Central (Bacen) sejam convocados para ocupar as vagas existentes antes que expirem os prazos.

– Não podemos deixar que a situação dessas autarquias, dessas instituições, se agrave. Faço um apelo para que os concursados sejam chamados antes que o prazo expire. Para passar, essas pessoas estudam, dedicam-se anos e anos, são bem classificados. Fica o meu apelo para que sejam chamados e, assim, se melhore o serviço público no Brasil – disse a senadora.

O apelo foi feito, segundo Grazziotin, em função de inúmeras mensagens eletrônicas de servidores concursados temerosos de perderem a oportunidade de serem chamados a assumir as vagas. Isso devido ao contingenciamento feito pela presidente Dilma Rousseff ao orçamento da União de 2011, que teve como uma das consequências a interrupção das convocações em diversas autarquias federais.

Segundo a senadora, dos 6.370 cargos existentes no Banco Central, 1.489 estavam vagos em 2010 e outros 2.593 poderão ficar vagos em 2011. Já na Funai, das sete mil vagas existentes, só foram preenchidas quatrocentas. A situação da receita, enfatizou Grazziotin, é ainda mais grave porque no dia 22 o prazo para preenchimento das vagas se extingue, e os aprovados nos cargos de auditor fiscal e analista tributário terão perdido o direito às vagas.

Banda larga
Confirmando informação apresentada pelo líder do governo, Romero Jucá, de que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, lhe assegurouque Roraima também será contemplada pelo Plano Nacional de Banda Larga, Vanessa Grazziotin disse que a mesma reivindicação foi feita para a capital do Amazonas, Manaus.

Segundo a parlamentar, uma vez que já foi superado o entrave apontado pelo coordenador do programa – de que Manaus não possuía cabo de fibra ótica – espera-se que o ministro também inclua a capital amazonense e outras cidades do estado no plano.

Fonte: Agência Senado