Haroldo Maciel, ex-prefeito de São Benedito, desfilia-se do PCdoB

No último dia 10, o ex-prefeito de São Benedito, Haroldo Maciel, encaminhou ao presidente do Comitê Municipal do PCdoB de sua cidade, Bismarck Alcântara, o seu pedido de desfiliação do partido, no qual ingressou em 2007.

Haroldo Maciel

O ex-prefeito de São Benedito, município situado na Serra da Ibiapaba, a 360km de Fortaleza, Haroldo Maciel, pediu desfiliaçao em carta encaminhada ao presidente do comitê municipal, Bismarck Alcântara, que encaminhou cópia ao secretariado estadual. Maciel ingressou no PCdoB em 2007, quando era prefeito de sua cidade e em 2008 tentou a reeleição mas foi derrotado numa disputa cheia de denúncias de fraudes e até de compra de votos com dinheiro falsificado.

Nas eleições de 2010, quando já estava afastado da militância partidária, o ex-prefeito apoiou a candidatura vitoriosa de João Ananias (PCdoB) a deputado federal, mas não seguiu a orientação partidária e apoiou os cadidatos do PSDB ao governo do estado e ao senado, inclusive Tasso Jereissati, que foi fragorosamente derrotado. Por conta deste seu posicionamento, a Comissão Estadual de Controle do PCdoB instaurarou processo disciplinar contra Maciel e outros filiados que também agiram de maneira semelhante, como o prefeito de Jucás e alguns vereadores.

O ex-prefeito porém, antecipou-se à conclusão do processo e encaminhou seu pedido de desfiliação onde agradece a "oportunidade de ter podido exercer meu mandato de prefeito e ter concorrido ao pleito majoritário de 2008, tendo como bandeira o glorioso Partido Comunista do Brasil" e destaca a "amizade e o carinho" que recebeu no partido. Reconhece sua posição contrária à orientação partidária em 2010, mas destaca que não usou o nome do partido, nem buscou confundir a opinião pública.

Segundo o Presidente da Comissão Estadual de Controle, Joan Edessom, com o pedido de desfiliação de Haroldo Maciel o processo disciplinar é suspenso na comissão que encaminhará a decisão final para o Comitê Estadual, a reunir-se no próximo final de semana.

Leia abaixo o pedido de desfiliação:

São Benedito, 10 de fevereiro de 2011.

Prezado Senhor,

É com a mais elevada estima que me dirijo à Vossa Senhoria para comunicar-lhe o meu desligamento desta conceituada agremiação partidária, ao tempo em que agradeço a oportunidade de ter podido exercer meu mandato de prefeito e ter concorrido ao pleito majoritário de 2008, tendo como bandeira o glorioso Partido Comunista do Brasil.

Durante esse tempo pude fazer amizades e usufruir do carinho de todos os camaradas.

Não tenha nada contra a decisão da direção regional em abrir o devido processo legal disciplinar que teve como apanágio o ato de apoiarmos candidatos de outros partidos não alinhados com o posicionamento do PCdoB no Ceará, apenas quero declarar que em nenhum momento usei o nome do partido e nem tive a intenção de confundir a opinião pública.

Minha decisão foi individual e unilateral por razões que não desejo expressar nesta oportunidade.

Continuarei a luta pelos ideias daqueles que fizeram a revolução socialista no mundo e nos deixaram este legado sob o qual será construída a sociedade do futuro.

Cordialmente,

Haroldo Celso Cruz Maciel

Il.mo Sr.
Bismarck Alcântara
Presidente do PCdoB
São Benedito

De Fortaleza,
Inácio Carvalho