Comissão debate reabertura de Hospital Walter Cantídio
João Ananias conclama o engajamento de todos pela reabertura da emergência
Publicado 24/02/2011 20:06 | Editado 04/03/2020 16:32
Como um hospital tão importante tem uma unidade de emergência fechada há 18 anos? A indagação foi feita pelo Deputado Federal João Ananias, durante a reunião realizada, nesta quinta-feira, 24, no auditório Waldir Arcoverde, para discutir a reabertura da emergência do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC).
O movimento articulado pelo Parlamentar e coordenado pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), Frederico Arnaud, vai encaminhar o pleito à Presidente Dilma Rousseff, aos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Educação, Fernando Haddad, ao governador Cid Gomes, aos presidentes da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal.
Durante o encontro, foi criada uma comissão para elaborar o documento expondo a importância da reabertura do serviço para assistência, formação dos estudantes da área de saúde e para a pesquisa. O documento será entregue às autoridades. A comissão é formada por representantes do HUWC, entidades médicas, entidades não médicas, Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria Municipal de Saúde, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal. O grupo vai se reunir pela primeira vez na próxima segunda-feira, 28, às 14 horas, no HUWC. Também está prevista a realização de uma audiência pública da Câmara dos Deputados a ser realizada na Assembleia Legislativa do Ceará.
João Ananias, que é médico, lembrou que o Hospital das Clínicas, como é conhecido, tem história de ensino, pesquisa e também na assistência à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sei que não será uma luta fácil, por isso, é muito importante o engajamento de todos. Vamos unir forças para resolver o problema, levando essa causa à Presidente Dilma", conclamou
O presidente da Abramede, Frederico Arnaud, destacou que a reabertura da emergência vai melhorar o atendimento dos que necessitam de uma assistência de emergência e também o aprendizado dos futuros médicos. "É uma luta que vai ajudar muito no aprendizado dos médicos. Por isso, é de extrema necessidade que a unidade volte a funcionar".
O diretor do HUWC, Eugênio Lincoln, ressaltou que o fechamento do serviço de emergência há 18 anos deixou uma lacuna na formação dos profissionais de saúde. “A iniciativa do deputado João Ananias é muito importante e tem todo o apoio da universidade, dos estudantes da área de saúde”.
Alex Mont`Alverne, secretário municipal de Saúde, também se manifestou a favor do movimento. “Há necessidade de termos mais um serviço de emergência em Fortaleza, pois os existentes estão superlotados”.
O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, disse que o movimento tem seu apoio. “Estamos de acordo com essa articulação e temos de envolver nessa luta os Ministérios da Saúde e da Educação”.
Participaram da reunião professores da Faculdade de Medicina da UFC, residentes do HUWC, médicos, profissionais de várias áreas da saúde, Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, deputados estaduais, vereadores. A deputada Miriam Sobreira representou a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Ceará.
Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB)