Fidel e Raúl serão delegados no 6º Congresso do Partido Comunista
O líder cubano Fidel Castro e seu irmão, o presidente Raúl Castro, foram escolhidos delegados para o 6º Congresso do Partido Comunista (Partido Comunista de Cuba, único do país), que será realizado entre os dias 16 e 19 de abril e é o primeiro desde 1997, informaram neste domingo os órgãos oficiais.
Publicado 20/02/2011 14:16
Atualmente, o ex-presidente Fidel Castro, de 84 anos, que se afastou do poder em 2006 por motivos de saúde, mantém o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista, e o presidente Raúl Castro, de 79, é o segundo secretário da organização.
Ambos foram designados delegados para o congresso comunista durante reunião de secretários gerais do Partido Comunista de Cuba neste sábado na província oriental de Santiago de Cuba, presidida pelo primeiro vice-presidente do Governo, José Ramón Machado Ventura, destaca neste domingo o jornal oficial "Juventud Rebelde".
O 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba terá como único tema as Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, um projeto que pretende atualizar o modelo econômico da ilha.
Por essa circunstância será um "congresso atípico", como revelou no sábado Machado Ventura, ao afirmar que "o objetivo é garantir a continuidade da revolução e do socialismo".
Segundo ele, o partido precisa adequar aos novos tempos seus métodos, estilos de trabalho e conceitos, internamente e com as organizações de massas que dirige.
Esta mudança tem de seguir em frente nas estruturas e o partido "tem de deixar de administrar e assumir seu verdadeiro papel no controle das medidas adotadas, na ajuda às organizações e no apoio ao Governo".
“A Revolução está acompanhada pelo partido e por seu povo, para transitar por esta etapa de esforços, inteligência, racionalidade e organização. Nosso processo é forte e sairá na frente porque conta com amplo respaldo”, disse Ventura.
No final de 2011, o Partido Comunista Cubano fará uma Conferência Nacional para falar sobre a renovação e continuidade nos órgãos de direção do partido. A conferência "será o momento de analisar a vida da organização em prol de consolidar o papel reitor do partido na sociedade", declarou no sábado Machado Ventura.
Ao todo, mil delegados participarão do 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba.
Com agências