Assis protocola projeto de correção da tabela do IR

O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) tomou duas iniciativas importantes nesta quinta-feira: protocolou projeto para correção da tabela do Imposto de Renda (IR) e encaminhou requerimento ao ministro da Educação, Fernando Hadadd, para reforçar pedido de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a Serra gaúcha.

Assis com o prefeito Evandro Ballardin - Fabiane Guimarães

Ao apresentar proposta para o IR, o parlamentar antecipa-se ao governo federal, que prometeu encaminhar proposição para a Câmara dos Deputados para fazer a correção. Com a iniciativa de Assis, a proposta do Planalto terá de ser apensada ao projeto do deputado, que tramitará no Legislativo como principal.

Quanto à extensão universidade pública para a Serra, Assis reafirma luta iniciada ainda quando era vereador de Caxias do Sul. Na tentativa de concretizar a criação de um núcleo da UFRGS na região da Serra, o comunista tem articulado audiências e reuniões com prefeitos, vereadores, entidades empresariais, sindicatos classistas e representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para ampliar a mobilização em torno da extensão.

Nesta quinta-feira, Assis aproveitou a visita ao seu gabinete do prefeito de São Marcos, Evandro Ballardin (PMDB), que também é presidente da Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNe), para pedir apoio. A entidade é formada por 10 municípios: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Tereza e São Marcos. O peemedebista se comprometeu em mobilizar os gestores dessas cidades para formarem uma caravana da Serra para tratar da questão da extensão da UFRGS.

Na audiência com o deputado Assis, Ballardin também pediu o apoio do deputado para interceder junto ao Ministério da Saúde na formação de consórcio regional envolvendo 12 municípios da região para administrar os serviços e recursos na área da saúde pública. O prefeito destacou que hoje São Marcos atende diversos moradores de Campestre da Serra na rede básica do seu município sem receber verba do SUS para suprir essas despesas. Outro pedido do peemedebista é para que o parlamentar auxilie na implantação de uma farmácia popular para São Marcos. Assis comprometeu-se em dar atenção aos pleitos de São Marcos.

De Brasília
Roberto Carlos Dias