Creches em Manaus será tema de audiência pública

A mulher no mercado de trabalho e a criação de creches em Manaus será o tema da audiência pública proposta pela vereadora Lúcia Antony (PCdoB) na Câmara Municipal de Manaus. A reunião acontece no dia 3 de março, a partir das 9h, no seio das comissões da Mulher e da Educação, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. O evento terá como foco principal o debate sobre uma das principais demandas do movimento de mulheres.

Creches públicas - Divulgação

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, 35% das famílias são chefiadas atualmente por mulheres, em todo o país, sendo que no Amazonas, esse percentual é de 38%, média maior que a nacional. Embora sejam responsáveis pelo sustento de um numero tão expressivo de lares, as mulheres, principalmente as mais pobres, ainda padecem de falta de creches para deixar seus filhos quando vão ao trabalho.

Entre as propostas de campanha do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, estava a construção de 1 mil creches na capital. Até agora, dois anos depois de assumir a prefeitura, a promessa não saiu do papel.

A criação de creches está prevista no artigo 7º, inciso XXV da Constituição da República, cujo texto define que são “direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social” a receberem “assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos em creches e pré-escolas”. “A creche é um direito da criança assegurada na Constituição Federal. A mulher não pode ser penalizada pela falta de equipamentos sociais como escolas e hospitais, o que tem levado milhares de crianças ao bandono e a marginalidade”, afirmou Lucia Antony.

De Manaus,
Anwar Assi