Patriota preside Conselho de Segurança da ONU
O Brasil presidiu nesta sexta-feira (11), no Conselho de Segurança das Nações Unidas, um debate sobre a interdependência entre paz, segurança e desenvolvimento. A sessão foi dirigida pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, que fez seu primeiro discurso na ONU desde que tomou posse no cargo.
Publicado 12/02/2011 12:03
O chanceler afirmou estar satisfeito com a reunião do conselho e ressaltou que as temáticas discutidas são muito ligadas ao trabalho que o Brasil está fazendo no Haiti.
Na opinião de Patriota, desde os estágios iniciais do desenvolvimento da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), o Brasil tem defendido mandatos que incorporem atividades de reconstrução e consolidação da paz em paralelo a ações de manutenção da mesma.
A proposta do Brasil é aumentar os elementos de assistência em missões de paz e investigar a raiz da violência de um país, incluindo seu retrato social e econômico, segundo informações publicadas pela Ansa.
O chanceler brasileiro também citou "níveis preocupantes de frustração que, às vezes, se associam à presença das Nações Unidas em certas regiões do mundo". Ele afirmou ainda que essa situação poderia melhorar se o conselho também enfocasse os impactos positivos de uma estratégia integrada e bem executada pelas agências, fundos, programas e instituições financeiras internacionais.
Participaram da sessão o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, representantes do Banco Mundial e ministros das Relações Exteriores de vários países.
Fonte: Portal Terra