Lula Morais defende manutenção de contrato entre PMF e Cagece
O deputado Lula Morais (PCdoB) defendeu, na sessão plenária desta quarta-feira (09/02) da Assembleia Legislativa, a manutenção do contrato entre a Prefeitura Municipal Fortaleza (PMF) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Para o parlamentar, o rompimento do contrato significaria prejuízo para todo o Estado. “A conseqüência de uma atitude dessa seria nefasta e devastadora para o saneamento do Ceará”, avaliou.
Publicado 09/02/2011 21:56 | Editado 04/03/2020 16:32
Lula Morais lembrou que a concessão dos serviços de água e esgoto de Fortaleza representa 70% da arrecadação da Cagece. Com esse recurso, por meio do subsidio cruzado, garante-se o abastecimento de 60% dos municípios cearenses. “Quebrando o contrato com a Cagece, quebraria essa lógica, e o saneamento do Ceará estaria ameaçado”, alertou.
O parlamentar comunista não quis entrar no debate de quem é a culpa pelos buracos nas vias públicas de Fortaleza, se é a Cagece ou a PMF – motivo pelo qual a prefeita Luizianne Lins ameaçou romper o contrato de concessão. Para ele, o mais importante é que essa discussão não afete a população do Estado. “O governador Cid Gomes tem essa preocupação e a prefeita Luizianne Lins, como ente político, também tem essa consciência”, ponderou.
“Como médico e cidadão consciente, sei da importância do saneamento para a saúde da população. É o elemento que traz mais economia para a saúde pública do País”, ressaltou. Segundo ele, a cada um real investido no saneamento, tem-se uma economia de cinco reais no tratamento de doenças. “Tem um efeito poderosíssimo sobre a vida da comunidade”, afirmou o deputado. Ele espera que isso seja levado em conta, e o contrato seja mantido.
A deputada Eliane Novaes (PSB) espera que prevaleça o bom senso, e que o contrato não seja quebrado. Na opinião dela, nenhuma decisão deve ser tomada no calor do momento. Para o deputado Moésio Loiola (PSDB), se a Cagece trabalhasse com planejamento a longo prazo, evitaria intervenções constantes na malha viária da Cidade, razão que levou ao atual impasse. O deputado Carlomano Marques (PMDB) também é partidário do diálogo entre Cagece e PMF, para que a população cearense não seja prejudicada.
DA/AF
Áudio (Disponibilizadas por uma semana)
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL