Jô Moraes toma posse para segundo mandato
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) tomou posse nesta manhã (1º) para o segundo mandato na Câmara dos Deputados, em solenidade que lotou as dependências da Casa. Depois de ouvir a execução do hino nacional, ela, assim como os demais deputados empossados, fizeram o juramento prometendo “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".
Publicado 02/02/2011 15:37 | Editado 04/03/2020 16:50

Reeleita com 105.934 votos, Jô Moraes é a única mulher da bancada mineira, que tem 53 representantes. Embora com um alto índice de renovação – 40% verificado no pleito de 2010, outras mulheres com trajetória política reconhecida, em especial no exercício de seus mandatos, voltam à Câmara dos Deputados. Além de Jô Moraes destacam-se Jandira Feghali (PCdoB/RJ) que foi deputada federal por quatro legislaturas consecutivas; a ex-governadora do Rio de Janeiro, ex-senadora e ex-ministra Benedita da Silva (PT/RJ) e a também por três vezes deputada federal, Luci Choinaki (PT/SC)
Desafios
Jô Moraes fez questão de destacar que a bancada feminina do PCdoB na Câmara proporcionalmente é a maior, representa 40% da representação partidária. Ela deverá presidir a Comissão de Turismo e Desportos, fundamental nesta fase pré-Copa do Mundo, ficando na suplência da Comissão de Seguridade Social e Família, que presidiu na legislatura passada.
Dar visibilidade à temática da mulher na política, enfrentar os desafios de propor e votar temas fundamentais para o Brasil, como o são as reformas tributária e política; as matérias de interesse dos trabalhadores, entre as quais a redução da jornada; definição do valor e de uma política de valorização permanente do salário mínimo e o fim do fator previdenciário são outros assuntos enumerados pela parlamentar.
Acesse : www.jomoraes.com.br