Cresce na China construção de trens de alta velocidade
A rede ferroviária da China progride com uma rapidez enorme e duplicará em breve, informou na última quarta-feira (26) o diário sueco Svenska Dagbladet. "O objetivo da China é ligar todas as cidades importantes através de ferrovias”, diz a reportagem.
Publicado 27/01/2011 09:28
Em colaboração com a alemã Siemens, a japonesa Kawasaki e a canadense Bombardier, a China construiu seu próprio trem de alta velocidade, o CRH380, que pode atingir 486 quilômetros por hora, reduzindo à metade o trajeto entre Pequim e Xangai, agora de quatro horas.
A construção da rede ferroviária de alta velocidade cobrirá igualmente os territórios costeiros.
Nos próximos cinco anos, um total de 3,5 bilhões de yuans (mais de 500 bilhões de dólares) serão investidos na construção de linhas ferroviárias de alta velocidade e na fabricação de trens. Empresas suecas como a Atlas Copco, SKF e Trelleborg participaram da construção de trens de alta velocidade e da rede ferroviária chinesa, diz a reportagem.
Hans Rosling, um expert em desenvolvimento e professor do Instituto Karolinska da Suécia, foi citado na reportagem, na qual declarou que a construção da rede ferroviária de alta velocidade resultará numa “boa economia, boa educação, boa assistência médica, uma vida melhor e muitas outras boas coisas”.
Fonte: China Daily, edição em francês