Sobral: Agentes de Trânsito intensificam atividades durante Greve

Passeata marca semana de paralisação de Agentes de Trânsito. Outras categorias também participaram da manifestação e foram às ruas de Sobral.

No último sábado (21/01), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (SINDSEMS) realizou uma grande passeata, marcando a terceira semana da greve dos Agentes de Trânsito. A manifestação reuniu também outras categorias de trabalhadores que foram às ruas de Sobral. A caminhada saiu da sede do Sindicato, que fica atrás da Prefeitura, e fez um percurso até a Praça da Coluna da Hora.

Os grevistas caminharam entoando palavras de ordem e fazendo “apitaços”. O movimento grevista dos agentes de trânsito recebeu a adesão dos Mototaxistas e da Guarda Municipal que já haviam declarado apoio a greve.

Durante a concentração, o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, José Oliveira Vitorino, lembrou: "Saímos em apoio à greve dos agentes de trânsito, que assim como nós, estão lutando por uma causa justa”, declarou o mototaxista.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Célio Brito, por tornou a lembrar a importância da unidade da categoria durante todo o período de greve e da necessidade da solidariedade de outras categorias de trabalhadores manifestarem apoio ao movimento. “Foi muito importante o apoio dos companheiros da Guarda Municipal e dos Mototaxistas neste momento. A greve é legal, necessária e justa, por isto, precisamos construir e fortalecer este movimento e lutar até a vitória", defendeu o sindicalista.

Os agentes de trânsito de Sobral estão reivindicam: reajuste no salário base; criação de um adicional de periculosidade; concurso público para ampliar as vagas e recompor o quadro; pagamento de horas extras e fim do banco de horas; escalas de revezamento adequadas ao tipo de serviço, para que tenham direito a uma programação social e familiar; além do fim da militarização imposta à categoria de agentes de trânsito, que não é uma corporação militar.

Após três semanas de greve, o atual prefeito Clodoveu Arruda, que tomou posse em primeiro de janeiro, vem se negando a dialogar com a categoria paralisada. Em resposta a esta atitude estranha do gestor, por suas origens sindicais e na luta dos trabalhadores, os agentes de trânsito vêm articulando apoios e realizando novos atos públicos na busca do diálogo e da negociação, que desde o princípio do movimento, ainda em dezembro e com o prefeito anterior, Leônidas Cristino, que agora está na Secretaria dos Portos, foi interrompido com a negativa de todas as reivindicações da categoria.

“A nossa luta é para que a Prefeitura de Sobral tenha outra postura diante da categoria e das suas reivindicações e dos problemas do trânsito em Sobral, que são justas e merecedoras de atenção e tratamento adequado e postura democrática. Desconsiderar os problemas que foram levantados pela categoria grevista representa desrespeito e arrogância do poder local, para com os trabalhadores e a população em geral", afirmam os agentes de trânsito e o SINDSEMS.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais, os ânimos ficam bastante tensos e a categoria de agentes de trânsito, mesmo sem negociação e sob intimidações constantes, os servidores estão cada vez mais fortes e mobilizados na luta em defesa das suas reivindicações.

Para o Sindicato dos Mototaxistas, os trabalhadores não querem prejudicar a comunidade usuária do sistema mas precisam lutar pelos seus direitos. Eles também reivindicam um reajuste na tarifa que há mais de cinco anos permanece congelada ao preço de R$ 2,00. Ao contrário da empresa de ônibus de responsabilidade da Empresa Nossa Senhora de Fátima (empresa Loiola), que faz a linha Sinhá Sabóia/Centro, que sem a devida autorização do órgão competente vem reajustando suas tarifas de forma irregular, acima dos índices oficiais de inflação e em períodos irregulares, sem a menor intervenção do poder público, concessionário do serviço, numa atitude estranha e muito prejudicial à população

Os Guardas Municipais por sua vez, esperam com a nova gestão do Prefeito Clodoveu Arruda a efetiva valorização destes servidores, com a implantação do seu Plano de Carreira, já aprovado e o pagamento dos adicionais devidos aos servidores, além de realizar concurso público para recompor e ampliar o quadro de servidores desta categoria.

Encerrando o ato, o agente Paulo Ferreira, lembrou das atividades que seguem durante esta semana e chamou a atenção para as mobilizações pela cidade, que vem acontecendo diariamente sob a coordenação do SINDSEMS e o comando de greve.

Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral / SINDSEMS