Arruda Bastos reúne 11 órgãos estaduais para agir contra dengue
Nesta terça-feira (25/01), às 9h, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, vai estar reunido com secretários estaduais da Educação, Esporte, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, Turismo e dirigentes da Superintendência de Meio Ambiente, Cagece, Defensoria Pública, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros. Objetivo: discutir e implantar ações integradas para o controle da dengue, reduzindo o risco de epidemia previsto pelo Ministério da Saúde para o Ceará e mais 15 Estados neste ano.
Publicado 24/01/2011 11:56 | Editado 04/03/2020 16:32
O foco da reunião, que ocorrerá no auditório do Cesau, na sede da Sesa, serão as ações de mobilização em diferentes espaços sociais para despertar na população a responsabilidade coletiva na defesa da saúde e no desenvolvimento da consciência sanitária e ambiental. Muitas ações já estão destacadas no plano de contingência feito pela Sesa, com a participação de integrantes do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue. A educação e o esporte são destaques no plano de ação contra a dengue. A Secretaria da Saúde quer através da paixão pelo futebol e outros esportes, como o vôlei e o basquete, numa ação integrada com a Secretaria do Esporte, fazer a distribuição de bolas entre os alunos de escolas municipais em que nas casas não foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti nas visitas feitas pelos agentes de endemias.
Ainda na área da educação, a Sesa tem dois objetivos e metas. Um é distribuir, via Secretaria da Educação, 50 mil cartilhas “Dengue: ação e prevenção” nas escolas públicas. A cartilha, já produzida em escala restrita pela Sesa, traz ilustrações e uma linguagem simples e objetiva, chamando a atenção dos estudantes para os cuidados permanentes com a dengue. A outra meta, com a pretensão de colaborar com a consciência sanitária e ambiental, é implantar a coleta seletiva em 100% das escolas e universidades vinculadas ao Estado.
Fonte: Sesa